Juliana Curi, diretora da Damasco Filmes, acaba de ser integrada ao movimento “Free The Bid”, que busca dar voz a diretoras de cena na publicidade.
Criado pela cineasta israelense Alma Har’el, diretora dos premiados documentários “Bombay Beach” e “LoveTrue”, o projeto tem como propósito promover uma mudança efetiva sobre a questão do gênero na indústria da propaganda, incluindo maior participação de mulheres na direção de cena e ampliando a discussão sobre a questão da diversidade.
Har’el foi inspirada a iniciar o “Free The Bid” após tomar conhecimento de um relatório que revela que menos de 7% de diretores de cena são mulheres, e menos de 3% são diretoras de criação em agências de publicidade.
Como solução, o movimento pede que anunciantes e agências assumam o compromisso de colocar pelo menos uma diretora em cada concorrência.
“É uma iniciativa histórica que abrirá espaço para muitas mulheres na indústria publicitária, criando um espaço mais diversificado e representativo. Outro fator importante desse projeto é que ele reflete diretamente em outras plataformas. Hoje muitos diretores têm uma renda regular que vem da publicidade e isso possibilita que eles possam desenvolver projetos de longa-metragem e televisão. Por não termos as mesmas oportunidades, muitas diretoras acabam não conseguindo chegar a essas plataformas também”, comenta a diretora Juliana Curi.
Já se juntaram ao programa agências como FCB Global, DBB North America, BBDO Global, McCann NY, J. Walter Thompson, Leo Burnett, Pereira&O’Dell, 180, David, Mother e CP+B, além de anunciantes como Coca-Cola, Visa, Nestlé e HP.