A produtora brasileira Moonheist, dos sócios William Kim, Willy Hajli, Ariel Hidal e Henrique Carvalhaes, anuncia a criação de uma nova área para atuação com foco exclusivo no desenvolvimento e produção de filmes publicitários em longo formato, projetos que transitam entre dois e cinco minutos de duração. A produtora acaba de ganhar três Leões no Cannes Lions 2023 com esse tipo de filme (confira abaixo).
A Moonheist avalia que narrativas em longo formato ganham força na indústria global da publicidade por permitirem diálogos mais aprofundados e duradouros entre as marcas e seus públicos. Em um momento de multiplicidade de canais e informações, transformar a interrupção em uma experiência em si mesmo, onde a publicidade é também o entretenimento, se mostra uma ferramenta relevante ao redirecionamento dos planos de comunicação. A busca por narrativas mais longas, que cumprem o desejo de também entreter, permitiu a criação de uma área voltada exclusivamente ao formato.
“A atuação da Moonheist sempre esteve vinculada à criação de projetos que promovessem discussões em torno dos pilares de cultura, juventude e comportamento. Neste sentido, os filmes em longo formato parecem abrir um espaço maior para a construção de diálogos mais aprofundados com o público”, afirma William Kim. A produtora também identificou, neste segmento, que as trocas entre cliente, agência e produtora são mais abertas. A proposta envolve a construção de um slate de projetos e IPs que possam ser compartilhados ainda em estágio inicial, para que, na sequência, sejam desenvolvidos em orientação à estratégia de marca do cliente. “Entendemos que novos raciocínios de produção são possíveis ao haver um alinhamento criativo em estágios ainda iniciais da construção do filme”, diz.
Dois grandes cases na bagagem
O lançamento da nova área de filmes publicitários em longo formato é, na verdade, a maturação de um tipo de trabalho que a Moonheist já vinha realizando. Tanto que a apresentação da novidade ao mercado agora acontece em um momento em que a produtora já soma dois grandes cases no segmento. Ambos, aliás, foram destaques no Cannes Lions 2023.
Um deles é ‘The Exiled Team’, criado pela Africa Creative para Brahma, dirigido por Willy Hajli, indicado sete vezes em quatro diferentes shortlists do festival e que ganhou 1 Leão de Prata em Entertainment for Sports e 1 Leão de Bronze em Social & Influencer – Context & Culture. O filme retrata a comunidade de Prudentópolis, no interior do estado do Paraná, considerado o maior centro de ucranianos na América Latina. Realizado como um híbrido entre ficção e documentário, sua narrativa é construída em torno da transformação de um time de futebol local, o A.A Batel, no Mariupol F.C – time da região de Mariupol, leste da Ucrânia, que deixou de existir por conta dos conflitos. A produção desenvolve a ideia da manutenção da cultura de um país em guerra.
“O processo de produção do filme envolveu um longo período de pesquisa em Prudentópolis. A ideia era criar um retrato legítimo da manutenção da cultura ucraniana na região, sua arquitetura, gastronomia, idioma e costumes. Cada encontro abria novas possibilidades de realização, promovendo, ao final, um filme composto entre um documentário e uma ficção. Em sua maioria, os personagens do filme são todos não-atores da região, realizando ações que já fazem normalmente”, conta Willy.
Outro trabalho de destaque produzido pela Moonheist no segmento é o filme ‘Lea’, criado pela Ogilvy São Paulo para Kimberly-Clark (Intimus), três vezes shortlist no Cannes Lions Entertainment for Sports e que conquistou 1 Leão de Ouro nessa competição do festival. A produção narra a trajetória de Lea Campos, profissional impedida de exercer suas funções por lideranças da Confederação Brasileira de Desportos, que enfrentou inúmeros casos de misoginia para se tornar a primeira árbitra de futebol do mundo. Esse trabalho já ganhou também troféu de Bronze no Clio Awards, na categoria ‘61 Seconds to Five Minutes’; Bronze no Clio Health, na mesma categoria; e foi finalista no One Show, em ‘Film & Video Over 60 Seconds’.