domingo, junho 29, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraLonga da Maria Farinha Filmes ganha coprodução de Ashé Ventures

Longa da Maria Farinha Filmes ganha coprodução de Ashé Ventures

Do lado esquerdo, Maurício Mota, Viola Davis e Julius Tennon, da Ashé Ventures. Foto: divulgação. Do lado direito: Luana Lobo, Mariana Oliva, Estela Renner e Marcos Nisti, da Maria Farinha Filmes. Foto: Miro. 

A cinebiografia da ginasta Daiane dos Santos, “A Menina que Voa”, da Maria Farinha Filmes, acaba de ganhar a coprodução da Ashé Ventures, produtora baiana fundada por Viola Davis, atriz que carrega um raro título de EGOT, produtora e autora best-seller; pelo ator e produtor Julius Tennon; e pelo produtor brasileiro Maurício Mota.

O longa de ficção tem roteiro assinado por Flávia Vieira (“São as Regras”, “Linhas Negras”, e os podcasts “Chumbo e Soul”, e “Se não me falha a memória”) e Janaína Tokitaka (“Mila no Multiverso” e “De Volta aos 15”).

Daiane dos Santos fez história como a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Ginástica Artística e a primeira mulher negra do mundo a alcançar esse feito. Seu legado inclui não um, mas dois elementos de exercícios de solo nomeados em sua homenagem no Código de Pontos da FIG — o “Dos Santos I” e o “Dos Santos II” — feito igualado apenas anos depois, pela ginasta americana Simone Biles.

“A Menina que Voa” abordará a poderosa história de uma jovem negra que rompeu barreiras raciais e sociais para se tornar um ícone global da ginástica. O filme vai retratar o desafio de Daiane às expectativas físicas, mentais e estéticas de sua época e como sua jornada teve um impacto duradouro nas futuras gerações de atletas do país, incluindo Rebeca Andrade, maior medalhista da história do Brasil nos jogos olímpicos.

“Nos anos 1990, o Brasil era o país do futebol, nem nosso país nem o mundo rígido da ginástica artística internacional estavam preparados para o fenômeno Daiane dos Santos. É uma história improvável e emocionante. Desde o começo, acreditamos muito na potência dela para inspirar e engajar grandes audiências. Essa história original e brasileira tem tudo para ganhar o mundo e é um feliz encontro ter a Ashé compartilhando esta visão com a gente nessa coprodução”, comenta Luana Lobo, Co-CEO e sócia da Maria Farinha Filmes.

“Estamos em um momento muito especial do país, em que as audiências querem novos herois. Temos a oportunidade de fazer deste projeto um grande case local, mas sobretudo global – no sentido de mostrar um filme em altíssima produção, de uma personagem que viajou o mundo, mas tem uma história unicamente brasileira. Um privilégio para nós sermos convidados pela Maria Farinha Filmes para participar do projeto em função do longo histórico deles em contar histórias relevantes e de alto impacto. E acreditamos que com esse biopic criaremos um case de conteúdo global mas também uma multi plataforma para marcas, audiências e fãs que se juntarão à nós”, reforça Maurício Mota, coprodutor e sócio da Ashé Ventures. A produtora baiana nasceu de uma parceria entre Viola Davis (atriz e produtora norte-americana, vencedora de um Oscar, um Emmy Award, dois Tony Awards e um Grammy), Julius Tennon (“A Mulher Rei”) e do produtor carioca Maurício Mota (“East Los High”, “Rez Bal”).

O longa será co-distribuído pela Maria Farinha Filmes e pela Vitrine Filmes, uma das principais distribuidoras do país, com mais de 150 filmes lançados, incluindo “O Agente Secreto” de Kleber Mendonça Filho, que concorre à Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.

A produção, em etapa avançada de desenvolvimento, já conta com o patrocínio do Mercado Livre e com o apoio da QI Tech, por meio da ANCINE, e está em negociações abertas com outras marcas estratégicas para produzir e lançar o filme. “A Menina Que Voa” tem a intenção de ser um filme-movimento como os projetos que a Maria Farinha Filmes tem experiência em construir. Um exemplo deste modelo de negócio aconteceu durante o lançamento de “O Começo da Vida”, documentário que reuniu empresas como Johnson & Johnson, Natura, Kimberly-Clark e mais 100 organizações do terceiro setor no mundo inteiro. A co-produtora Ashé também vai colaborar nessa estratégia com sua experiência em branded content e transmídia.

Artigos relacionados

Novidades