quinta-feira, maio 2, 2024
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Iniciativa “Brasil c/ S” lança segunda edição e revoluciona banco de imagens

A iniciativa “Brasil c/ S” vai lançar a segunda edição do projeto que, em menos de um ano no ar, já impactou mais de duas milhões de pessoas e teve 130 mil imagens visualizadas. Idealizado e produzido pela agência Lab 678, o projeto consiste em um banco de imagens gratuito como uma solução para aplacar a falta de representatividade realmente brasileira nas opções existentes no mercado que são utilizadas pelas agências de marketing do país. A partir do dia 7 de novembro, estarão disponíveis 192 opções de fotos que retratam três novos momentos tipicamente brasileiros. Para acessar e baixar as fotos para fins editoriais, basta clicar em www.brasilcoms.com.br.

“Em outubro do ano passado lançamos o Brasil c/ S que nasceu de um incômodo com os bancos de imagens internacionais. Não existe representatividade brasileira e o resultado acaba sendo visto em campanhas sempre com personagens com cara de americanos ou europeus. Na primeira edição criamos três momentos específicos – um típico churrasco de domingo; uma tarde comum de trabalho e um happy hour para relaxar – com mais de 200 imagens”, explica Hugo Gunzburger, diretor criativo do projeto e sócio do Lab 678. Ele também fala sobre a nova edição. “Agora, depois de muitos aprendizados, reunimos a equipe para criar outros momentos de acordo com novas necessidades. Teremos imagens que retratam um sábado de manhã e aquele caos típico de quem quer ir à praia com tudo o que tem direito; o fim da tarde de uma segunda feira, quando falta o ânimo e só um café passado ou um lanche reforçado pode ajudar; e a clássica quarta-feira com uma partida de futebol na TV. O nosso objetivo continua sendo estimular e oferecer recursos para que os brasileiros se sintam representados”, conclui.

Uma equipe diversa

Mais importante que o próprio Banco de Imagens, a escolha da equipe também é papel fundamental no projeto. Dos modelos aos responsáveis por figurino, beleza e fotografia, todos representam, na prática, o “Brasil com S”: pessoas reais, criativas, com corpos, gêneros, sexualidades e vivências diversas. Todos eles foram importantes na construção do projeto, inclusive os modelos, incentivados a acrescentar suas essências nas fotos.

Bel Corção é a fotógrafa responsável por capturar os momentos, assim como também assinou a fotografia da primeira edição. “Buscamos trazer um recorte mais íntimo do dia a dia, momentos naturais e cotidianos compartilhados pela família e amigos. Através da luz encontrei cores e enquadramentos para trazer aquilo que a fotografia não me permite: o cheiro. Um dos meus objetivos é trazer o cheiro do café que acabou de ser passado, o cheiro do protetor solar e do suor de quem está cheio de energia para aproveitar o sol e o cheiro da cerveja daquela quarta-feira com o futebol na TV”, explica.

Para além da “representatividade de outdoor”, o projeto aposta no complemento que pessoas diversas podem trazer à comunicação. “Neste primeiro ano de projeto, tivemos a oportunidade e o reconhecimento de grandes empresas, que nos procuraram para fazermos um banco de imagens exclusivo para elas, como foi o caso da AME Digital. A representatividade não pode ser usada apenas como fachada, ou em datas comemorativas, precisam estar inseridas no dia a dia dos criativos e dos responsáveis pelas campanhas”, afirma Gunzburger.

Pessoas reais. Pessoas iguais.

Na beleza, criada e assinada por Marcela Vieira, é possível observar a valorização dos traços e tons de pele de cada modelo. “Foi uma honra participar desse projeto. O Brasil c/ S quer, justamente, mostrar as diferentes belezas do nosso país que é tão plural. Me inspirei na realidade do cotidiano de uma fatia super batalhadora da nossa sociedade, e procurei entender as particularidades de cada personagem. Criei belezas práticas, alegres e solares que se adaptam bem à dinâmica do nosso dia a dia”, afirma Marcela.

O figurino é obra de Maria Angelina, mulher trans em transição, que reforça a importância do projeto. “Dessa vez focamos na raiz do brasileiro, onde a maioria é de classe baixa, e a produção acompanhou essa linha. Diferente da primeira edição, agora usamos peças de segunda mão, por exemplo, já que trazem nelas o desgaste do uso”, complementa.

Os modelos são um destaque a parte da iniciativa, uma vez que histórias protagonizadas por pessoas reais são capazes de gerar uma conexão real, para além de rótulos, criando espaço para que seja possível nos ver representados dentro da comunicação. O casting é formado por Marcelo Ramos (@mrclww), Jorge (doguinho caramelo sem redes sociais), Marcele Moreira (@maisqfashion), Katia Siqueira (@katiasiqueiraterapias) e Rafael Brinco (@rafael.brinco). Modelo trans, Brinco reforça a importância de projetos como o Brasil c/ S:

“Quando não vejo corpos iguais ao meu em meios de comunicação, me sinto como se fosse o último. Por isso é tão importante participar de trabalhos que utilizam a minha imagem, pois é sobre ser visto pelos meus em um ambiente de trabalho e mídia, como se nosso corpo fosse uma possibilidade de vida também”, conclui o modelo.

Já para Kátia Siqueira, o projeto é um anseio da população em mostrar o país como ele realmente é e as pessoas como elas realmente são. “Sou de uma época em que não havia pessoas negras nos meios de comunicação. Hoje, vejo que estamos caminhando e mudando isso, mas não podemos deixar de reforçar que toda diversidade precisa ser incluída e respeitada, principalmente em um país com tantas formas e cores como o Brasil”, afirma Kátia.

Para ficar atento ao lançamento do projeto, siga o @lab_678 nas redes sociais.

Ficha Técnica

Projeto: Brasil com S – 2ª edição

Criação: Lab 678

Direção geral: Hugo Gunzburger

Produção executiva: Alice Calzolari, Camila Salgado, Rafaela Roquette

Direção de cena: Guilherme Malfitano

Fotografia: Bel Corção

Assistente de fotografia: Gabriela Tenenbaum

Direção de arte: Izadora Peres, Pedro Burger

Direção vídeo: Matheus Sodré

Figurino: Angelina Aquino

Assistente de figurino: Teta Funk

Beleza: Marcela Vieira

Assistente de beleza: Danielle Gutierrez

Personagens: Gilberto Oliveira, Kátia Cavalcanti Siqueira, Marcele Moreira, Marcelo Ramos Martins, Rafael Brinco, Jorge Calzolari (cachorro)

UX: Fernanda Barqueta

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