sexta-feira, abril 26, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraGisele Barroco, diretora de publicidade da O2 Filmes, lança livro de fotografia

Gisele Barroco, diretora de publicidade da O2 Filmes, lança livro de fotografia

Gisele Barroco viaja para lugares inusitados desde muito nova. Quando pouca gente viajava para a Ásia e África, ela já desbravava caminhos, mergulhava em rituais e conhecia pessoas. Esse talvez seja o principal valor percebido por ela ao longo dos anos: lidar com gente. E é para transmitir essa sensação guardada no corpo e em imagens, que ela lança no dia 22 de novembro o livro de fotografias COM FLUIR, na Livraria da Vila, em São Paulo.

Dividido em três partes, encartes separados inseridos em uma luva, a autora escolheu três temas para compor cada narrativa: Encontro, Fé e Mercado. “Penso nesse projeto como um documentário mais sensorial, não jornalístico, como uma nova viagem, por meio da imagem. compartilho meu olhar”, conta ela. “Somos todos iguais em que?”, se pergunta.

Gisele é diretora de documentários, séries e filmes há 30 anos, trabalha na O2 Filmes, de Fernando Meirelles, é fascinada por gente e traz esse olhar também para a fotografia. “Os três livros têm uma coisa de filme, um movimento, uma dança e repetições de situações em locais diferentes”, diz a autora. Para escolher nos milhares de registros feitos de 1991 até 2018, Gisele convidou o fotógrafo Lucas Lenci. “Meu desafio foi manter viva em cada página a relação que ela tinha com cada pessoa, de cada lugar, como se eu pudesse editar as experiências dela em formato de livro”, conta ele.

Em Encontro, as imagens refletem as relações estabelecidas com cada povo e sua cultura. É perceptível a proximidade da fotógrafa aos fotografados. “Sinto uma leveza ao ver essas imagens. Adorei estar ali. São pessoas enaltecidas”, ressalta. Já sob o tema da Fé, entram os rituais que a autora vivenciou. “Há sempre a presença da vida e da morte.” São cemitérios, uma sequência de cremação pública, em Katmandu, no Nepal, pessoas rezando, religiões diversas e o budismo, seguido por Gisele há 20 anos.

No terceiro livro, Mercado, as fotografias contam histórias de lugares por meio do comércio, de comida, tecidos, pedras. “Na maioria desses lugares são dois os pilares que regem a sociedade: a fé e o comércio”, explica. Tão antigo como a humanidade.

Na contracapa do livro, ela escreve: “Sempre fui apaixonada por mapas. A possibilidade de ver e sentir a grande diversidade do mundo é algo que me fascina desde criança. Mais tarde, andando por tantos lugares, conhecendo povos e culturas tão distintos, o que mais me encantou foi perceber como nós, humanos, somos semelhantes.”

O projeto que é incentivado pela Lei Rouanet, e patrocinado em sua totalidade pela Renner, segue para além do livro. Como a ideia inicial sempre foi compartilhar o olhar, ela vai continuar com ações em ONGs e escolas públicas, oferecendo oficinas de fotografia. “Quero estimular a produção de registros das culturas locais, partindo dos temas do livro e ampliando-os conforme as características de cada lugar”, explica. O resultado será publicado no site do projeto.

 

Textos
Encontro: Lidia Rosenberg Aratangy
Fé: George Barcat
Mercado: Fernando Stanziani
Coordenação editorial: Lucas Lenci
Designer gráfico: Mariana J. Lara Resende
Produção gráfica: Jairo Rocha
Número de páginas: 192
Preço: R$90,00
Patrocínio: Renner
Fotografias de Gisele Barroco

Lançamento:
Dia 22 de novembro, às 19h
Livraria da Vila (Al. Lorena, 1.731, Jd. Paulista, telefone: 3062-1063)

 

Artigos relacionados

Novidades