quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraGetty Images lança bolsa global para promover inclusão

Getty Images lança bolsa global para promover inclusão

A diversidade nos meios de comunicação e na publicidade no Brasil tem ganhado visibilidade de forma gradual, desde a ampliação dos diálogos sobre o tema até a quebra de barreiras no mainstream. No entanto, embora diversidade, equidade e inclusão (DEI) estejam no centro de debates importantes – com mudanças em políticas corporativas e até discussões no cenário legislativo global –, a visibilidade de experiências diversas ainda é um desafio, especialmente no que diz respeito ao acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

No Brasil, menos de 3% das pessoas com deficiência estão empregadas, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Essa lacuna também se reflete na publicidade e nos meios de comunicação. De acordo com o VisualGPS, plataforma de pesquisa visual da Getty Images, 3 em cada 4 imagens mostram pessoas com deficiência em ambientes médicos, em vez de em casa ou no trabalho, minimizando assim seu impacto e contribuição no cenário profissional.

As imagens que consumimos influenciam a forma como percebemos o mundo. De fato, segundo o VisualGPS, 2 em cada 3 pessoas acreditam que uma maior diversidade de habilidades e características na mídia e na publicidade promove um melhor entendimento entre as pessoas. Representar a comunidade com deficiência em ambientes profissionais não apenas desafia estereótipos, mas também impulsiona uma representação mais justa e realista.

Para contribuir com essa mudança, a Getty Images está lançando uma bolsa global que oferece até US$20.000 (aproximadamente R$115 mil) em financiamento para fotógrafos e videomakers interessados em retratar a comunidade com deficiência como profissionais ativos, líderes e inovadores no mundo do trabalho.

“A força de trabalho global evoluiu significativamente, mas as histórias da comunidade com deficiência em cargos profissionais ainda são sub-representadas”, afirma a Rebecca Swift, vice-presidente sênior de Conteúdo Criativo da Getty Images. “Essa bolsa é uma oportunidade para os criadores desafiarem estereótipos e destacarem as valiosas contribuições, o protagonismo e a inovação que as pessoas com deficiência trazem aos ambientes de trabalho em todo o mundo.”

Com o apoio da Verizon, a bolsa não só oferece financiamento, mas também permite que os vencedores licenciem seu conteúdo na GettyImages.com, com uma taxa de royalties de 100% para as imagens e vídeos criados no projeto. Além disso, os beneficiários receberão mentoria de um Diretor de Arte premiado da Getty Images, junto com outros benefícios exclusivos.

A iniciativa busca ampliar perspectivas diversas e incentiva especialmente fotógrafos e videomakers com deficiência a se candidatarem.

Como se candidatar

Os projetos pré-selecionados em fotografia e vídeo serão avaliados por um júri de especialistas. Os interessados devem enviar sua candidatura até sete de março de 2025, data de encerramento do período de inscrição. Os vencedores da bolsa criativa serão anunciados na semana de 28 de abril de 2025.

Os candidatos devem apresentar:

  • Link para seu portfólio online
  • Um resumo do projeto (200-500 palavras) acompanhado de um mood board inspiracional
  • Um ensaio breve descrevendo a abordagem do projeto
  • Inscrição em formato digital e em inglês

Desde sua criação, em 2004, a Getty Images já concedeu mais de US$2,6 milhões em bolsas, reafirmando seu compromisso com a fotografia e com a visibilidade de histórias que, sem esse apoio, poderiam permanecer desconhecidas.

Para mais informações sobre a bolsa e como se candidatar, acesse o Link

Artigos relacionados

Novidades