quinta-feira, dezembro 26, 2024
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FilmBrazil retoma agenda, promovendo “Made in Brazil”, no Cannes Lions

A FilmBrazil, plataforma de internacionalização desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), volta ao Festival Cannes Lions com uma agenda de negócios, promovendo o conceito “Made in Brazil”.

Com o objetivo de resgatar o encantamento do Mercado Internacional pelo Brasil, o projeto busca retomar os patamares pré-pandemia. Segundo dados da associação, em 2022, as produtoras participantes da FilmBrazil exportaram, juntas, USD 34 milhões, representando um aumento de 4% em comparação ao ano anterior.

“Apesar de termos observado uma gradativa recuperação das exportações dos serviços de produção, queremos retomar os patamares pré-pandemia. Na nossa última edição presencial no Cannes Lions, em 2019, alcançamos mais de USD 3,2 milhões em negócios gerados imediatos. Agora, para 2023, com retomada da parceria com a ApexBrasil, temos a expectativa de gerar ainda mais novos negócios e interesse pelo Brasil como polo de exportação de talentos, criatividade e diversidade, contribuindo, assim, para a retomada dos números positivos que tivemos em 2019”, comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

Na edição deste ano do festival, mais de 20 produtoras brasileiras estão indo com o apoio da FilmBrazil, incluindo representantes fora do eixo RJ-SP. Com a ação, a plataforma visa promover a produção brasileira para a comunidade internacional, gerando assim novos negócios para o Brasil no exterior.

SOBRE A CAMPANHA

Criada pela Ampfy, o conceito “Made in Brazil”, conta com uma direção de arte exuberante e trabalho de lettering ilustrativo desenvolvido à mão pela designer Mel Cerri. Contempla a campanha da FilmBrazil peças no digital e ações que vão fazer saltar os olhos de quem estiver presente no evento e/ou acompanhar as redes sociais do projeto.

Além da campanha digital, a ação também irá levar artistas brasileiros para traduzir a experiência do “Made in Brasil” no festival. Durante a quinta-feira, no dia 22 de junho, a artista plástica Rafaella Braga irá pintar um grande mural em homenagem ao nosso país, que ficará exposto no Palais.

Goiana, de apenas 22 anos, radicada em Berlim, onde mora há quase quatro anos, Rafaella é uma promessa do ramo, conhecida por pintar telas gigantes que expressam sentimentos que levam o espectador para um mundo fantástico. Nesses anos morando fora, a artista já participou de residência artística em Barcelona, fez exposições coletivas em Berlim, onde transformou uma galeria de arte em um ateliê aberto ao público. Em 2020, ela expôs suas obras na SP-Arte Viewing Room, edição totalmente virtual da maior feira de arte da América Latina, sendo representada pela Galeria Hoa, comandada por Igi Ayedun. Mais recentemente, a artista comemorou sua primeira exposição individual em Zurique, na Suíça, na filial da Galeria Kogan Amaro. Além disso, ela também tem uma obra que está na Frieze New York, uma das mais celebradas feiras de artes do mundo.

“Queremos dar visibilidade para as mulheres nessas ações. Além da expectativa do mural que será realizado em tempo real em Cannes pela Rafaella Braga, que é uma menina que tem quebrado barreiras no mundo artístico com as suas lindas obras, também tivemos o lettering ilustrativo da talentosíssima Mel Cerri que trouxe a essência do Brasil para a campanha. São duas mulheres fortes e cheias de personalidade com um talento inacreditável, acreditamos que os trabalhos delas são potentes e nos ajudam a traduzir esse momento que estamos vivenciando no Brasil, certamente vão contribuir nesse resgate da admiração de todos”, diz Marianna.

Além da ação com Rafaella, no mesmo dia 22, a FilmBrazil, com apoio da Globo, promoverá um happy hour no terraço do Palais des Festivals, em Cannes, com direito a um show ao vivo de Wilson Simoninha e o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta – bloco do qual Simoninha é diretor musical e um dos fundadores -, em conjunto com o convidado Jair de Oliveira. O bloco representa uma das peças fundamentais do nascimento da nova era do carnaval de rua paulistano.

“Estou muito feliz em poder participar deste evento com a FilmBrazil e a Globo. Pretendemos levar ao Cannes Lions um pouco da alegria e da força do carnaval paulistano por meio dos seus blocos de rua. Realizar esse show no festival é muito especial. Não só para os brasileiros, mas para a audiência mundial que terá a oportunidade de conferir e se divertir com a gente por meio do Acadêmicos do Baixo Augusta”, afirma o cantor, compositor, produtor e diretor musical Wilson Simoninha.

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