A FilmBrazil, plataforma internacional desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), celebrou seus 20 anos em Cannes com resultados expressivos.
Além da delegação recorde, com 37 produtoras associadas presentes, a Filmbrazil gerou US$ 9 milhões em novos negócios imediatos, representando um aumento de 38% em comparação com o ano anterior, e projeta US$ 34,1 milhões para os próximos 12 meses.
Ao longo do festival, foram realizados mais de 889 contatos, sendo que, destes, aproximadamente 37% foram novos contatos. Entre os países que demonstraram maior interesse em conhecer as produtoras associadas à FilmBrazil e os serviços de produção brasileiro, os EUA liderou com 22%, seguido da Espanha, Alemanha e Inglaterra com 9%, e do Japão e França com 7% cada. De acordo com 56% das associadas, os números foram maiores ou muito maiores do que o esperado.
A sessão de networking realizada no Terraço do Palais foi destaque no Programa Oficial do Festival. Em parceria com a ApexBrasil, InvestSP, Spcine e a Globo, recebeu mais de 1.400 pessoas, um aumento de 98% em relação a edição de 2024. Destaque, ainda, para a comitiva de 10 empresas paulistas que participou do Cannes Lions por meio do programa CreativeSP, iniciativa do Governo do Estado de SP.
Além do evento oficial no Palais, também foi promovido pela Filmbrazil o Trio W do Brasil com apoio da SdeSamba, ABAP e das agências África, Almap, Galeria, GUT, Lew Lara\TBWA e McCann. O Trio contou com Wilson Simoninha, Jair de Oliveira e o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, que transformou a Riviera Francesa em um carnaval fora de época em homenagem a Washington Olivetto.
“Esse ano em Cannes foi muito especial. Conseguimos levar uma delegação recorde com 37 produtoras brasileiras, aumentando a geração de negócios, promovendo um networking valioso com o mercado internacional e posicionando o Brasil como um grande player dessa indústria da comunicação. Somos um polo de exportação de talentos, criatividade, locações e diversidade, e é gratificante ver que conseguimos otimizar as oportunidades no ano em que o Brasil foi homenageado no festival”, comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.
RESULTADO DO BRASIL EM CANNES
Nos cinco dias do festival Cannes Lions, o Brasil conquistou 107 leões. As premiações foram nas seguintes categorias: Entertainment Lions, PR Lions, Direct, Creative B2B, Audio, Health & Wellness, Sport, Outdoor, Industry Craft, Creative Commerce, Film, Diversity & Inclusion in Sport, Creative Strategy, Film Series & Audio, Digital Craft, Social & Creator, Media Lions e Innovation. Entre eles, há 6 Grand Prix (prêmios máximos) e 1 Titanium Lions (categoria mais seletiva do festival).
“Estamos muito orgulhosos com o resultado do Brasil, foi a maior performance da história. Dentre as associadas da APRO e Filmbrazil, 36 delas foram premiadas, esse é um grande feito para nós. Com destaque, o leão para animação “Vanish” na categoria de FILM. Que possamos seguir apoiando as nossas empresas, para atrair cada vez mais oportunidades para o mercado brasileiro.”, complementa Marianna.
