domingo, junho 29, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraFilmBrazil completa 20 anos em Cannes com campanha da GUT

FilmBrazil completa 20 anos em Cannes com campanha da GUT

A FilmBrazil, plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a ApexBrasil, (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), celebra 20 anos de presença no Festival de Cannes. Tornando a edição em que o Brasil é o país homenageado ainda mais especial, a iniciativa contará com a maior delegação de sua história, com 37 produtoras brasileiras representando o país em uma das principais vitrines do audiovisual publicitário internacional.

A ampla adesão na participação, reforça o compromisso da FilmBrazil com a promoção de negócios e a projeção internacional do mercado brasileiro. Ao longo de duas décadas, a plataforma tem se dedicado a abrir caminhos para produtoras e talentos brasileiros em festivais e premiações, incluindo o Festival de Cannes, um dos principais eventos que reúne representantes de toda a cadeia: agências, anunciantes, produtoras e outros players.

Uma recente pesquisa divulgada pela APRO demonstra essa ascensão e o potencial do Brasil como um player no mercado audiovisual. O país registrou um recorde histórico na exportação de projetos publicitários em 2024, atingindo USD 54,7 milhões. Os dados indicam que 74% dos projetos orçados foram de fato realizados e exportados, resultando em um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Os números demonstram como o mercado brasileiro já é considerado um hub de produção e criatividade.

“É com muito orgulho e respeito que chegamos a marca de 20 anos da participação da FilmBrazil em Cannes. Celebrá-lo em um momento tão especial e representativo para o audiovisual, nos permite relembrar tudo o que construímos e planejar com boas perspectivas o que vem pela frente. Saudamos o passado ao mesmo tempo em que celebramos o futuro. Cannes é uma oportunidade de conexão com o mercado internacional e de reforçar o valor criativo da nossa indústria. A expectativa é seguir quebrando recordes de negócios e atrair cada vez mais oportunidades para o mercado brasileiro”, afirma Marianna Souza, presidente executiva da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

Na última edição do Festival, estimamos que Cannes tenha rendido para as produtoras USD 6,9 milhões em negócios imediatos. A expectativa para 2025 é alcançar um resultado ainda mais expressivo.

Além das ações de negócio, a FilmBrazil terá novamente o espaço do Happy Hour no Terraço do Palais. Nesta edição, será no primeiro dia do Festival e contará com atração musical do Acadêmicos do Baixo Augusta.

Após o momento de networking, os músicos se encontrarão em frente do Palais para uma Homenagem ao Washington Olivetto, no Trio W do Brasil.

A homenagem a figura emblemática do publicitário Washington Olivetto é uma iniciativa liderada pela FilmBrazil, mas conta com o apoio da ABAP e de parceiros do Mercado das agências Africa, Almap, Galeria, GUT, Lew Lara\TBWA e McCann.

Para a edição, a FilmBrazil apresenta a campanha “Outfit Reels”, criada pela GUT, que transborda moda, tecnologia e conteúdo para dar visibilidade ao trabalho de diretoras e diretores brasileiros. A ideia parte da tendência Brazilcore, que tem se destacado das passarelas às redes sociais.

O conceito criativo da agência considerou a criação de uma coleção com tecnologia embarcada nas peças, transformando camisetas, bonés e ecobags em espaços de mídia. Por meio de NFC (Near Field Communication), os participantes do Festival poderão ter acesso à reels de produtoras e de talentos nacionais com apenas um toque do celular ao passar por alguém vestindo o “Outfit Reels”. “A moda sempre foi uma forma de expressão, e a agência brilhou ao propor esse caminho para apresentar a criatividade, aliada a inovação e ao craft, promovendo os trabalhos dos nossos diretores e produtoras brasileiras”, complementa Marianna.

Vale destacar que a FilmBrazil conta com a parceria da ApexBrasil, Globo, S de Samba, Spcine e InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP.

Assista o video teser:

OUTFIT REELS - Cannes Lions 2025

 

Ficha Técnica:
Agência: GUT
CEO: Valeria Barone
CCO: Bruno Brux
Global Head Of Design: Murilo Melo
Design Director: André Vervloet (Firulo)
Diretor de Criação Charles Faria, Gabriella Marcatto
ADD: Yan Esteves
ACD: Julia Machado e Paulo Ottaviani
Designer Senior: Marcus Prado, Raul Lima
Motion Designer: Marcus Prado, Sabrina Rachid
Head of Production: Monica Siqueira
Head of Operations: Claudia Nakahara
Producer: Pedro Santafé
Project Design Director: Adriana Monteiro
Gerente de Operações: Camila Martins
Cliente / Aprovação: APRO / Filmbrazil
Marianna Souza
Bruno Farias
Giovanna Ricci
Renata Dumont
Luciana Pessoa
Rejane Bicca
Pity Lieutaud
Gustavo Gripe

Artigos relacionados

Novidades