A FilmBrazil, plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a ApexBrasil, (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), celebra 20 anos de presença no Festival de Cannes. Tornando a edição em que o Brasil é o país homenageado ainda mais especial, a iniciativa contará com a maior delegação de sua história, com 37 produtoras brasileiras representando o país em uma das principais vitrines do audiovisual publicitário internacional.
A ampla adesão na participação, reforça o compromisso da FilmBrazil com a promoção de negócios e a projeção internacional do mercado brasileiro. Ao longo de duas décadas, a plataforma tem se dedicado a abrir caminhos para produtoras e talentos brasileiros em festivais e premiações, incluindo o Festival de Cannes, um dos principais eventos que reúne representantes de toda a cadeia: agências, anunciantes, produtoras e outros players.
Uma recente pesquisa divulgada pela APRO demonstra essa ascensão e o potencial do Brasil como um player no mercado audiovisual. O país registrou um recorde histórico na exportação de projetos publicitários em 2024, atingindo USD 54,7 milhões. Os dados indicam que 74% dos projetos orçados foram de fato realizados e exportados, resultando em um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Os números demonstram como o mercado brasileiro já é considerado um hub de produção e criatividade.
“É com muito orgulho e respeito que chegamos a marca de 20 anos da participação da FilmBrazil em Cannes. Celebrá-lo em um momento tão especial e representativo para o audiovisual, nos permite relembrar tudo o que construímos e planejar com boas perspectivas o que vem pela frente. Saudamos o passado ao mesmo tempo em que celebramos o futuro. Cannes é uma oportunidade de conexão com o mercado internacional e de reforçar o valor criativo da nossa indústria. A expectativa é seguir quebrando recordes de negócios e atrair cada vez mais oportunidades para o mercado brasileiro”, afirma Marianna Souza, presidente executiva da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.
Na última edição do Festival, estimamos que Cannes tenha rendido para as produtoras USD 6,9 milhões em negócios imediatos. A expectativa para 2025 é alcançar um resultado ainda mais expressivo.
Além das ações de negócio, a FilmBrazil terá novamente o espaço do Happy Hour no Terraço do Palais. Nesta edição, será no primeiro dia do Festival e contará com atração musical do Acadêmicos do Baixo Augusta.
Após o momento de networking, os músicos se encontrarão em frente do Palais para uma Homenagem ao Washington Olivetto, no Trio W do Brasil.
A homenagem a figura emblemática do publicitário Washington Olivetto é uma iniciativa liderada pela FilmBrazil, mas conta com o apoio da ABAP e de parceiros do Mercado das agências Africa, Almap, Galeria, GUT, Lew Lara\TBWA e McCann.
Para a edição, a FilmBrazil apresenta a campanha “Outfit Reels”, criada pela GUT, que transborda moda, tecnologia e conteúdo para dar visibilidade ao trabalho de diretoras e diretores brasileiros. A ideia parte da tendência Brazilcore, que tem se destacado das passarelas às redes sociais.
O conceito criativo da agência considerou a criação de uma coleção com tecnologia embarcada nas peças, transformando camisetas, bonés e ecobags em espaços de mídia. Por meio de NFC (Near Field Communication), os participantes do Festival poderão ter acesso à reels de produtoras e de talentos nacionais com apenas um toque do celular ao passar por alguém vestindo o “Outfit Reels”. “A moda sempre foi uma forma de expressão, e a agência brilhou ao propor esse caminho para apresentar a criatividade, aliada a inovação e ao craft, promovendo os trabalhos dos nossos diretores e produtoras brasileiras”, complementa Marianna.
Vale destacar que a FilmBrazil conta com a parceria da ApexBrasil, Globo, S de Samba, Spcine e InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP.
Assista o video teser:
Ficha Técnica:
Agência: GUT
CEO: Valeria Barone
CCO: Bruno Brux
Global Head Of Design: Murilo Melo
Design Director: André Vervloet (Firulo)
Diretor de Criação Charles Faria, Gabriella Marcatto
ADD: Yan Esteves
ACD: Julia Machado e Paulo Ottaviani
Designer Senior: Marcus Prado, Raul Lima
Motion Designer: Marcus Prado, Sabrina Rachid
Head of Production: Monica Siqueira
Head of Operations: Claudia Nakahara
Producer: Pedro Santafé
Project Design Director: Adriana Monteiro
Gerente de Operações: Camila Martins
Cliente / Aprovação: APRO / Filmbrazil
Marianna Souza
Bruno Farias
Giovanna Ricci
Renata Dumont
Luciana Pessoa
Rejane Bicca
Pity Lieutaud
Gustavo Gripe