A FilmBrazil, plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), apresenta dados positivos sobre a exportação de produções publicitárias. Em 2024, as produtoras ligadas Filmbrazil alcançaram juntas a marca de USD 54,7 milhões em projetos publicitários, o maior valor desde 2018, refletindo o momento promissor para o Brasil como um polo de excelência na produção audiovisual.
Os dados, coletados a partir do Registro da ANCINE e de um levantamento com as produtoras associadas à FilmBrazil, mostram uma conversão de 74% dos projetos orçados foram realizados e exportados, resultando em um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.
“Esse crescimento é fruto do trabalho consistente e a dedicação das nossas produtoras associadas, que têm demonstrado sua capacidade e talento para conquistar o público global. Acreditamos que o Brasil tem um enorme potencial para se tornar um dos principais players do mercado audiovisual internacional. Além dos nossos ativos tradicionais, locações, clima, diversidade étnica. Hoje contamos com a visibilidade que teremos em Cannes – sendo o primeiro país homenageado por sua criatividade – e com a conquista do Oscar para Ainda Estou Aqui, a projeção é de crescimento e uma maior participação na indústria de produção audiovisual”, afirma Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.
No primeiro semestre de 2024, as exportações se concentraram em 54% nas produtoras de imagens, 21% em áudio e 20% em animação. É interessante notar que neste mesmo período 84% das produtoras exportaram mais de uma vez ao longo do ano.
“Não à toa 2024 marcou o maior volume de exportações em 8 anos no comparativo da mensuração desses dados. Até então, 2018 tinha alcançado um valor significativo com USD 48,8 milhões. Este novo marco é fruto do trabalho consistente e resiliente que estamos realizando há anos. O resultado reforça nosso compromisso em continuar com iniciativas de promoção do Brasil como hub de produção e acima de tudo os nossos talentos. Começamos 2025 com um Roadshow em Chicago, estivemos no SXSW e fomos parceiros do Ciclope Latino e esse foi só o início do 1º semestre.”, comenta Marianna.
Os dados também revelam que as cidades que mais se destacaram na prestação de serviços de produção “production service” em 2024 foram Rio de Janeiro, com 53%, e São Paulo, com 33%. Os principais países que importaram projetos brasileiros foram os EUA (18%), seguidos pelo Reino Unido (9%), e, na sequência, México e Espanha (ambas com 8%).