O Ministério do Esporte dá início nesta semana à campanha que celebra os 20 anos do Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio esportivo do mundo. Criada pela agência Fields 360, a comunicação apresenta o conceito “Você nasceu para vencer, o Bolsa Atleta nasceu para você”.
As peças são estreladas por alguns dos atletas olímpicos e paralímpicos de maior destaque nos jogos de Paris 2024, como Vinicius Rodrigues (velocista paralímpico), Tamires Dias (futebol), Giullia Penalber (wrestling), Eduardo Silva, o “Feijão” (basquete em cadeira de rodas), Jerusa Geber (velocista paralímpica cega) e o seu guia Gabriel. Nelas, é exaltada a diversidade, a força e a determinação do atleta brasileiro que, graças ao programa, pode se dedicar, ter uma profissão no esporte e aumentar seu rendimento.
Além de celebrar a data, a campanha também faz uma convocação para que mais atletas se inscreverem e se tornem bolsistas, sonhando em representar o Brasil e conquistar medalhas. A estratégia traça ainda um panorama do impacto dos 20 anos do Bolsa Atleta, trazendo números expressivos e a importância do programa para o esporte brasileiro e para a sociedade – transformando vidas, promovendo a inclusão e, ao final, trazendo medalhas ao país.
Veiculada em todo o país, a campanha é composta por filmes de 30 e 15 segundos, produzidos pela Biruta Filmes (assista aqui), além de presença em meios como rádio, DOOH e diversas estratégias nas mídias digitais e redes sociais.
O Bolsa Atleta é um dos maiores programas públicos de incentivo ao esporte do mundo. Em 2023, apoiou 8.292 atletas, sendo 7.887 deles nas categorias olímpica/paralímpica, internacional, nacional, de base e estudantil.
O programa ajudou a empurrar o time Brasil para mais um recorde histórico, com 205 medalhas e com o segundo lugar geral nos Jogos Panamericanos de Santiago 2023, atrás apenas dos Estados Unidos. A delegação contou com 89,75% de atletas bolsistas – com destaque para as mulheres, superando os homens pela primeira vez no total de medalhas conquistadas.
Nos Jogos de Paris, 100% dos medalhistas já tiveram alguma ligação com o Bolsa Atleta em suas jornadas. Ao longo dos 20 anos, foram cerca de 105 mil bolsas distribuídas com mais de 37 mil atletas beneficiados.
Ficha técnica:
Agência: Fields 360
Cliente: Ministério do Esporte
Campanha: 20 anos do Bolsa Atleta
Chairman: Sidney Campos
CEO/COO: Ruskaya Zanini
Criação: Paulo Laporta e Alex Alencar
Redação: Alex Alencar
Direção de arte: Paulo Laporta e Josecler Rodrigues
Gerente de atendimento: Natasha Winnik
Produtor RTVC: Ozana Andrade
Mídia: Carla Lima e Mary Arouche
Revisão: Bruno Cardoso
Aprovação com o cliente: Antônio Maciel
Produtora do filme: Biruta Filmes
Direção Executiva: Fred Farah e Fernanda Carpinelli
Diretor de cena: Diego Fonseca
Diretor de fotografia: Leo Kawabe
Atendimento produtora: Milene Traldi
Coordenação de Pós: Ivan Lemos
Coordenação de Motion: Edgar Magoo
Produtora de áudio: Sagaz Produtora
Fotos: Cival Jr.
Tratamento de imagem: Ricardo Moreira