Toda a riqueza cultural, inspiração e pioneirismo da cidade Chicago estão sendo valorizados e divulgados por meio de uma ampla campanha institucional, denominada Chicago Tour Not in Chicago, da agência Energy BBDO. O projeto traz 12 pôsteres criados e desenvolvidos pelo estúdio brasileiro Black Madre, além de peças como anúncios e vídeos.
Localizada no estado de Illinois, a cidade de Chicago é considerada um caldeirão efervescente que mistura diferentes culturas. A metrópole onde foi criado o primeiro aparelho celular tem forte influência na arquitetura, passando pela gastronomia até à cena musical, com blues, house music e gospel. A influência é tamanha que passa a ser referência para outros estados americanos e também para grandes centros urbanos, como São Paulo, Londres, Tóquio e Berlim. Cada cartaz desenvolvido pela Black Madre ilustra uma atração originária da cidade e que foi expandida para o mundo como, por exemplo, o celular e o primeiro arranha-céu. A campanha foi inspirada em detalhes, como por exemplo, a informação que muitos dos edifícios mais emblemáticos de Nova Iorque, como Flatiron Building e One World Tower, foram construídos por escritórios de arquitetura de Chicago.
O design da campanha tem como base os maiores ícones da cidade, ou seja, as estrelas vermelhas exibidas na bandeira de Chicago. Em cada peça, é possível notar pelo menos um ponto das famosas estrelas. Já anunciada pela prefeita Lori E. Lightfoot, a campanha faz parte de um projeto que visa mudar a percepção da marca Chicago, além de reforçar o orgulho da população local e atrair novas empresas e turistas.
André Maciel, sócio fundador da Black Madre, destaca que esse perfil de trabalho configura algo inédito para o estúdio e que o resultado foi extremamente gratificante. “Pela primeira vez desenvolvemos ilustrações para uma campanha de uma prefeitura. O desafio foi encontrar uma linguagem que traduzisse a essência da cidade, com uso da marca registrada, que são as cores azul, vermelho e branco, além das quatro estrelas da bandeira de Chicago”.
Ficha técnica
Client: World Business Chicago/City of Chicago
Agency: Energy BBDO Chief Creative Officer: Pedro Pérez Chief Creative Officer: Josh Gross Executive Creative Director: Ioana Filip *Creative Director / Copywriter: Ricardo Salgado *Creative Director / Art Director: Rodolfo Fernandes *Senior Copywriter: Zé Baldin *Senior Art Director: Gabriel Barrea Writer / Executive Creative Director: Jonathan Fussel Senior Designer: Soa Ryu