Produtora desenvolve teaser com time de craques do futebol brasileiro para promover
um dos lotes do leilão das cadeiras numeradas do icônico estádio paulista.
A produtora de artes visuais Black Madre assina o filme da campanha criada pela agência DPZ que apresenta o leilão das Cadeiras Originais Pacaembu para Tok&Stok assinadas por nove estrelas do futebol brasileiro. O evento acontece no dia 31 de agosto, às 17h30, via www.rmgouvealeiloes.com.br/catalogo.asp?Num=29580.
Palco de milhões de jogadas inesquecíveis, o que não faltam são histórias marcantes de ídolos que puderam se apresentar no famoso estádio da capital paulista. A animação – com áudio e trilha sonora da Vox Haus -, resume em um minuto, o roteiro de uma partida imaginária, que traz uma sequência de lances emocionantes protagonizados pelo time de craques participantes da ação.
Com 100% do lucro revertido em prol da ONG Gol de Letra, o projeto de ressignificação das numeradas do Pacaembu é uma parceria entre a Tok&Stok e a agência DPZ, que desenvolveu a ação publicitária “Senta que aqui tem história” para a campanha da rede varejista. Por conta das obras do estádio, que passou a ser administrado pela iniciativa privada, as cadeiras seriam descartadas.
Tina Castro, diretora associada da Black Madre, acredita que esse trabalho foi especial porque envolve futebol e a história do icônico estádio paulista. “Acho que esse filme foi mais que um job, pois falamos de futebol, que é uma paixão nacional, para fazer menção e valorizar um dos estádios mais famosos do Brasil. Foi isso que nos motivou e fez com que essa entrega aqui na Black Madre acontecesse de dentro para fora. Nós gostamos muito do resultado”.
O projeto do filme partiu da estética dos tickets e pôsteres criados pela Black Madre para toda a parte impressa da campanha. Graças aos recursos de animação, na partida criada pela produtora, os atletas ganham vida e é possível a interação de jogadas entre atletas que marcaram a história do Pacaembu.
O ex-jogador do São Paulo, Caio Ribeiro, abre a animação, seguido pelos craques Rivellino, Casagrande e Zetti. Elano chega e rola a bola para Pepe, que chuta para o goleiro Marcos, que defende. Na sequência do teaser, é a vez de Raí matar no peito e fazer um passe perfeito para Emerson Sheik. Neste momento, surge a jogadora Formiga para cabecear e mandar a bola direto para o gol. O filme é finalizado com a clássica cena da corrida do rei Pelé, que solta no ar seu icônico soco, com todos os jogadores indo ao seu encontro.
Para Andre Maciel, diretor da Black Madre, o desafio do projeto foi traduzir visualmente para a animação a linguagem estética criada para a parte impressa da campanha. “No entanto, com as ilustrações das cenas dos tickets, nós percebemos que já tínhamos um conceito muito bom para contar uma história e, automaticamente, pensamos na linguagem da animação para conseguir criar uma narrativa que pudesse conectar diferentes histórias de celebridades do futebol”, explica, acrescentando que foi preciso muita pesquisa porque alguns atletas como Pelé, Rivellino e Pepe são de época e, por isso, certas imagens ficaram mais raras de serem encontradas.
Matheus Gugelmim, diretor de projetos da Vox Haus, destaca que a trilha da animação busca capturar toda a emoção e adrenalina de um jogo de futebol histórico. Por isso, o protagonismo da narração conduz o filme. Já a trilha é toda percussiva, e quase como uma torcida organizada, vem com muita energia para completar a sensação de adrenalina e dar o ritmo para as cenas.
“O grande desafio foi produzir uma narração esportiva super-realista, com potência e emoção. Neste contexto, os efeitos de som são extremamente importantes. Por isso, trouxemos a perspectiva do jogador para aumentar a imersão de quem assiste ao filme. Temos sons de passos na grama, de carrinhos, de respiração, de chutes, o som da bola viajando pelo ar, um canhão (de verdade) e todo o peso da torcida empurrando os jogadores dentro do Pacaembu”, diz Gugelmim.
Benjamin Yung, co-CEO da DPZ, ressalta que a agência ficou extremamente empolgada com a ideia de enxergar toda a história e emoção vivida por um objeto que seria descartado no lixo e transformar isso em um valor inestimável para ajudar na educação de milhares de jovens. “E a Black Madre, por sua vez, conseguiu traduzir a ação em artes maravilhosas que agregaram ainda mais valor para as cadeiras leiloadas pela Tok&Stok. Um projeto em que todos envolvidos entraram de coração e que nos enche de orgulho”.
Ficha Técnica Black Madre
Produtora: Black Madre
Diretor de Criação: Andre Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Planejamento: Leticia Alves e Beatriz Perrote
Atendimento: Fernanda Lemos
Produção: Laryssa Andrade
Coordenador de Ilustração: Icaro Yuji
Ilustradores: Leo Soares, Victor Goularte, Diego Abreu, Pedro Gabriel, Igor Ras, Leandro Dexter, Bruno Ferrante, Bob Souzza
Coordenador de Animação: Cesar Maciel
Animação 2D: Caique Carvalho Soares, Cesar Maciel, Deley, Felipe Soares, Juli Sartori, Louise Bonne, Tiago Cordeiro.
Clean Up: Caique Carvalho Soares, Cesar Maciel, Leandro Dexter, Felipe Soares, Juli Sartori, Louise Bonne, Pamela Tanasovichi, Tiago Cordeiro.
Composição: Julia Hermini, Ramona Krüger
Locução e Trilha: Vox Haus Produtora
Ficha Técnica DPZ
Título: Senta que aqui tem história
Cliente: Tok Stok Pacaembu
Produto: Cadeiras e Bancos Pacaembu
Agência: DPZ&T Comunicações S.A.
CEOs: Fernando Diniz e Benjamin Yung Jr
CCO: Benjamin Yung Jr
Diretor Executivo de Criação: Fabio Mozeli
Diretores de Criação: Rodrigo Vezza e Pedro Reis
Criação: Samoel Junqueira, João Palma e Fred Sekkel
Negócios: Fábio Losso, Eduardo Brunoro, Gabriela Ferreira e Daniela Maldonado
Projetos: Marcos Yamamura e Evelyn Palhares
Aprovação do Cliente: Adriana Brito, Renata Saad, Andrea Pupo, Fernanda Correa e Maria Barreira
Mídia: Jessica Lambauer e Giuliana Pacerini
Estratégia: Fernanda Miné, Bruno Campanelli e Thalita Vitali
Influência, PR e Social: Rejane Romano, Mariana Belley, Mayara Marley, Fernanda Gil, Rafael Lima e Camila Oliveira
Produção Integrada: Paula Alimonda, Rafael Motta, Felipe Moro, Natasha Fogasca, Matheus Gomes
Produção Digital: Bruno Chaves
Produtora/Imagem: Arové Produções
Direção: Bruno Cals
Direção de Fotografia: Lucas Guido
Produtora Executiva: Mariah Bayeux
Coordenação de Produção: Laila Valois
Produção de Elenco: Laila Valois
Atendimento: Bruna Gonçales
1º Câmera: Lucas Guido
2º Câmera: Vinicius Oliveira
AC: Yuri Camargo
Logger: Ali Barbosa
Eletricista:Didi
Som Direto: Claudinho Bueno
Montagem: Roger Pereira
Color: @lucasguido.raw
Produtora de Áudio: LOUD +
Direção Musical: Gustavo Garbato
Produção: Felipe Kim, Fabio Smeili, Yuri Chix, Bernardo Massot, Henrique Guimarães, Hugo
Mariutti, Rafael Kabelo, Rodrigo Scarcello e Helton Oliveira
Finalizadores: Pedro Cortez, Ricardo Bertran, Luca Fasano, Eduardo Barbosa, André Gianini
Pedro Montessanti e Mauricio Canezin
Atendimento: Priscila Miranda, Karina Amabile e Hingrit Nitsche
Produção Executiva: Maia Feres
Coordenação: Ingrid Mabelle, Lara Fratucelli, Rafael Silvestrini, Leticia Nunes, Izabel Sanches,