A campanha “Princesses on Periods”, encabeçada pela agência Mullen Lowe UK para a farmacêutica Bayer, faturou mais três premiações de alto prestígio internacional no último mês. Com animações produzidas pela produtora brasileira BIG, de São Paulo, a peça publicitária foi destaque na 40ª edição anual da premiação da The Marketing Society, no Reino Unido.
Disputando de “igual para igual” com grandes produtoras de renome internacional, a animação feita pela BIG foi a única campanha da edição a levar para casa o primeiro lugar em três categorias: Best Content & Experience, Campanha do Ano e o Grand Prix, principal prêmio da noite.
Este não é o primeiro reconhecimento da Princess on Periods, feita para um comercial de analgésico veiculado em 2024 em países da América Central. A animação já havia levado o Silver Award em um dos principais e mais rigorosos festivais de criatividade no mundo: o Clio.
“Esses prêmios acompanham a mensagem que queremos passar com o rebranding da marca – a grandeza e imponência daquilo que trabalhamos – e chancelam os nossos objetivos a curto e médio prazo: crescimento de 130% até 2027, com investimentos em expertise, qualidade e, claro, nas relações exteriores”, aponta a CEO da empresa, Nicia Passos.
Com 17 anos de história, a BIG coleciona cases de sucesso em um portfólio que tem nada menos do que marcas como Psyop, Gyzmo, Walt Disney, Universal Studios, Honda, Vivo, Embratel, Itaú e Volkswagen. A produtora aposta nos diferenciais do Brasil para a internacionalização dos conteúdos que passam pelo time artístico de peso localizado em São Paulo.
Em um mercado que está bem longe de saturar (de acordo com um relatório da Data Bridge Market Research, o mercado global de animação 3D teve valor estimado de US$ 1,55 bilhão em 2024, com projeção para US$ 3,79 bilhões até 2032), o Brasil torna-se uma porta de entrada acessível e que atende aos mais criteriosos clientes ao redor do mundo.
“O mercado publicitário é bem amplo e, na animação 3D, o céu é o limite. Há muita oferta de marcas mundo afora, em locais mais tradicionais no ramo (EUA e Europa, por exemplo), mas também ficamos de olho em países diferenciados. Recentemente, firmamos parceria exclusiva com uma agência em Dubai, por exemplo. O Brasil tem mão de obra relativamente barata e alta qualidade nas produções, o que agrada agências que trabalham para grandes marcas e estão em busca de custo-benefício”, salienta o VP Criativo da BIG, Ricardo “Big” Passos.
A quebra de paradigmas da menstruação em adolescentes foi tema da campanha “Princesses on Periods” para a agência Mullen Lowe UK e para a Bayer. Ao promover um medicamento para cólica, a animação reproduz clássicas princesas como Cinderela, Rapunzel e Bela Adormecida em uma dinâmica jovem e interativa.
A BIG foi a responsável pelo projeto de animação 3D da campanha, transformando princesas tradicionais do imaginário feminino em adolescentes que dão dicas para meninas e falam abertamente sobre menstruação.
O projeto “Contos de Fadas Modernos – Quebrando o tabu com as princesas e a menstruação” já rendeu 18 milhões de visualizações com mais de 110 mil interações e aumento de 140% no número de seguidores no Instagram do cliente da BIG. Essa campanha foi considerada a mais bem-sucedida da América Central da marca.
Thiago Marcondes, diretor do projeto, destaca o desafio de transformar personagens clássicos em animação atualizada para o público adolescente, garantindo que fossem uma inspiração para que meninas se identificassem com o produto entregue.
“Na construção dos personagens tentamos refletir isso: a Cinderela é negra, o corpo das personagens não é sexualizado, é um corpo de menina. Elas são lindas mas têm características. Uma tem o nariz maior, outra tem o cabelo grande… então desmistificamos essa coisa da princesa perfeita e idealizada”, conta.
Só pela BIG, mais de 30 pessoas participaram da produção do projeto. O trabalho em equipe e a parceria com a Jamute para o áudio da animação foram ingredientes que garantiram o sucesso internacional.
“Quando estávamos na concorrência para assumir o projeto, o pessoal da marca chegou a indagar se estavam prospectando estúdios no Brasil pelo preço mais barato. Mas, na verdade, quem nos indicou destacou que tínhamos expertise e éramos um dos melhores estúdios da América Latina. A BIG foi escolhida pela qualidade que entrega, que em nada deve aos grandes estúdios americanos de animação”, complementa Ricardo Big.
