A Aventura, produtora teatral referência em musicais e grandes espetáculos nacionais e internacionais, anuncia a promoção de Júlia Torres para o cargo de Diretora de Marketing. Com formação em Comunicação pela ETC RJ, branding pela COPEAD – UFRJ (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Gestão de Equipe e Comercial pelo Friedman, a executiva contabiliza uma trajetória profissional inspiradora e é responsável por sucessos de bilheteria como Mamma Mia e A Noviça Rebelde.
Neste novo desafio, a executiva passa a liderar 18 pessoas diretamente e 43 indiretamente em gestão presencial, além de comandar 16 agências de comunicação que atendem à Aventura.
Na empresa desde 2014, quando começou sua carreira cultural, Júlia foi de Analista Plena até a gerência de Marketing. Nascida e criada na capital fluminense, trabalhou por 16 anos na área comercial e de marketing na indústria da moda até se encontrar profissionalmente na produtora teatral, onde sentiu identificação com os princípios de igualdade e missões da
Aventura, liderada por Aniela Jordan e Luiz Calainho. “Aqui, nós temos a premissa da igualdade de oportunidades e um ambiente de trabalho acolhedor. É uma honra ter tantas mulheres geniais ao meu lado, como exemplos da minha sócia, Aniela Jordan, e a Júlia, que se destaca por uma liderança eficaz e paixão pela cultura”, revela Luiz Calainho, empresário e sócio-diretor da produtora.
Para Aniela, a nova diretora exerceu um papel fundamental na inauguração do Teatro Prudential, fortalecendo o compromisso da empresa em proporcionar experiências culturais memoráveis. “Nós temos, atualmente, 108 colaboradores, sendo 69 mulheres neste quadro. Temos apenas um homem na liderança, que é o Luiz [Calainho]. São números que nos orgulham bastante”, comenta.
A direção da Aventura tem como líderes os sócios Aniela e Luiz Calainho e, por isso, qualquer profissional que venha atuar na direção passa a participar da construção estratégica e planejamento da produtora. “O cargo de direção envolve confiança, o que muda também em termos de autonomia dentro da corporação”, comenta Torres, a qual assume também a gestão da sede da empresa, no Rio de Janeiro, além do acompanhamento presencial de projetos e espetáculos da produtora por todo o Brasil.
Para a executiva, o principal objetivo da nova posição é implantar um gerenciamento eficiente do tempo, tanto para seu desenvolvimento contínuo, quanto para garantir o crescimento interno, proporcionando oportunidades para que sua equipe se desenvolva junto com a empresa. “A vida pessoal da minha equipe é muito importante para mim, quero vê-los felizes dentro da Aventura e fora de lá. A grande maioria é jovem e tem sonhos a realizar. Sabemos que momentos bons melhoram a vida dos colaboradores e, consequentemente, sua missão dentro da empresa. Para mim, uma gestão humanizada deve ser assim”, ressalta.
Sobre sua gestão, ela comenta que a chave para um bom desempenho de equipe, ainda mais no cenário artístico, é a de liberdade, cuidado e comprometimento. Estes fatores, ao caminharem juntos, trazem resultados positivos e uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores. “Faço questão de conhecer as pessoas que desejo engajar e motivar, promovendo uma cultura do aprendizado e de descanso. A liberdade e o trabalho com a premissa do comprometimento é onde ofereço a oportunidade de fazerem também a gestão do próprio horário. Quero ver sorrisos no rosto, gente feliz. Esta é a Aventura”.
O mercado cultural brasileiro pós-pandemia
Para Júlia, o período de crise global trouxe mais valor à cultura e arte para a sociedade. Segundo a OMS, a arte e a cultura, comprovadamente ajudam as pessoas a compreender e comunicar conceitos e emoções, estimulando todos os sentidos e até mesmo a capacidade de empatia, o que, segundo o órgão global, é especialmente benéfico para a saúde mental da sociedade. O mercado, nos últimos anos, aqueceu, com grandes públicos indo a shows, festivais e espetáculos teatrais, e a expectativa é melhorar cada vez mais. “Um dos nossos espaços conta com sessões lotadas desde junho de 2023, semanalmente. Em Mamma Mia, levamos mais de 80 mil pessoas para o teatro Vibra SP. No especial de 15 anos do espetáculo Elis a Musical, já somamos um público de 350 mil espectadores, tal qual está atualmente em turnê, com sessões lotadas por todo o Brasil, inclusive em teatros de mais de dois mil lugares.
Seguimos com muita expectativa para 2024, com um planejamento arrojado e grandes inovações. A Noviça Rebelde será bem especial, podem aguardar.”
A adaptabilidade se tornou crucial na divulgação e construção de espetáculos na Aventura, impactando e provocando interesse de todas as gerações. “Estamos vivendo um período extraordinário, o que torna ainda mais desafiador o nosso trabalho, em uma busca constante pela criação de conteúdo nas redes e mídias digitais. Estamos muito atentos ao comportamento de consumo, pois cada geração tem uma mecânica, e precisamos estar atentos a linguagem de cada um se quisermos ampliar e ter um bom alcance. Falar com nichos não funciona mais para encher temporadas e casas como a Vibra SP. Temos um olhar 360, somos uma das maiores produtoras teatrais do país e temos a expertise de realizar desejos, experiências e memórias para quem entra em um dos nossos teatros e assiste um dos nossos espetáculos.”