domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoWomen on Walls (WOW) abre edital com Ipanema para selecionar artistas

Women on Walls (WOW) abre edital com Ipanema para selecionar artistas

Fundado pela curadora e pesquisadora contemporânea Marina Bortoluzzi, o WOW – Women on Walls – plataforma colaborativa e mundial que visa o reconhecimento e o profissionalização de mulheres e pessoas não-binárias nas artes visuais, lança seu terceiro edital em parceria com as Sandálias Ipanema. Três a cinco artistas serão premiadas com R$ 15.000 cada, além de serem selecionadas para desenvolver as estampas da Coleção Verão 2025 da marca (aqui oregulamento).

Com mais de 3.000 mulheres cadastradas no Brasil e no mundo, incluindo artistas e estudantes das artes visuais, produtoras e curadoras, o WOW vem assumindo o mapeamento de potencialidades nas artes, reverberando diferentes realidades, subjetividades e experiências. “O WOW, além do caráter profissional, age como um apoio emocional para essas mulheres, amparando, facilitando processos e eliminando o fenômeno da impostora, muito comum entre mulheres das artes que não são valorizadas e, consequentemente, não se valorizam”, diz Marina.

Este ano a plataforma celebra dois anos, porém, com início durante a pandemia como suporte às mulheres da área no Brasil e no mundo, o WOW contou com a parceria da Ipanema em seu projeto piloto. Com o objetivo de sair da curadoria convencional, desde 2021 já foram lançados dois editais, com o último registrando mais de mil inscrições.

Para o edital deste ano, os cadastros podem ser feitos até 26 de setembro no site, com o tutorial prático e rápido disponível no Instagram do WOW. A seleção será feita pela comissão julgadora da Ipanema, e o resultado sairá até dia 21 de outubro de 2024. As candidatas deverão aplicar suas artes nas sandálias, inspirando-se no conceito da marca: leve, solar e feminina.

“As iniciativas para promover o trabalho de mulheres artistas no Brasil vêm de uma jornada que se iniciou em 2018 e se consolida a cada novo projeto. Pelo terceiro ano consecutivo, essa frente se dá a partir de um edital em parceria com a plataforma WOW, que convida mulheres artistas de todo o país a se inscreverem para estampar as sandálias da Ipanema a fim de promover conexões reais entre quem faz a arte com a mulher que veste as sandálias”, afirma Daiane Fischer, gerente de marca da Ipanema.

Além dos editais, o WOW oferece sessões gratuitas para o desenvolvimento das artistas cadastradas, incluindo 48 aulas sobre artes e uma área workflow com modelos de contratos e materiais, também facilita a conexão entre artistas, curadoras e profissionais no geral da indústria, possibilitando colaborações globais. A plataforma interage como um ecossistema vivo que se molda às demandas profissionais e emocionais da comunidade artística feminina e não-binária, promovendo a visibilidade de pessoas marginalizadas pela história da arte.

Marina Bortoluzzi ressalta a importância do apoio das marcas para a rede: “As marcas precisam perceber que investir em projetos de arte é uma forma de gerar impacto social positivo. A Ipanema é um exemplo e impulsiona a plataforma há três anos, em uma jornada alinhada ao nosso propósito, que possibilita trazermos mais oportunidades para as mulheres das artes visuais.” Com mais de 13 anos de pesquisa no mercado artístico e mestranda em Estética e História da Arte pela USP, Marina tem ampliado a visibilidade internacional do WOW, participando de festivais e podcasts em Portugal (WOOL | Covilhã Urban Art e Portugal Manual) e em Londres (Strong Women – Colson Center).

Artigos relacionados

Novidades