A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes promoveu mais um evento exclusivo para seus associados, com o webinar “Valor do Branding no novo normal” apresentado por Eduardo Tomyia, Sócio e Fundador da TM20 Branding Consulting.
Durante a apresentação, o executivo abordou a importância do alinhamento de estratégias para uma maior presença digital das marcas neste novo cenário.
“Mesmo no final do ano passado, já existia a necessidade do entendimento do valor do branding em todos os temas de ruptura de categorias digital e de consumidores mais conectados. Quando chegou dia 18/03, com o Covid tomando proporções, resolvemos avaliar o impacto desta pandemia na importância de branding e proposito de marcas. E nos surpreendemos com casos no mercado de capitais como XP, Magalu e Amazon, bem como com a percepção de muitos executivos e membros de board de empresas”, afirmou Eduardo Tomyia.
Tomyia, que também é autor do livro “Valor do Branding no novo normal”, considerou as novas perspectivas do mercado com base na observação da evolução do branding. Em sua obra, apresenta conceitos sobre as definições mais básicas e orientações para entender o branding como um processo denominado “gestão do valor da marca”.
“Discuti e documentei no livro ‘Valor do branding em um novo normal’, como o tema ‘valor de marcas’ evoluiu de simplesmente um parecer para uma ferramenta de gestão estratégica, com o suporte analítico a decisões de arquitetura de marcas e ROI de valor de marca”, completou.
O evento foi promovido pelo Comitê de Branding & Conteúdo, presidido por Kellen Silverio, Diretora de Marketing da Hasbro do Brasil, e vice-presidido por Marcos Sgarbi, Líder de Experiência Digital (LATAM) da 3M.
Para Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA, o webinar promoveu uma discussão necessária entre os associados e visou auxiliar as marcas a lidarem com o desafio de seguir inovando e se consolidando no mercado, mesmo em tempos de crise.
“É impossível pensar na criação e no crescimento de uma marca sem analisar o ambiente em que ela está inserida. Hoje, além da competitividade do mercado, as marcas têm que lidar com os impactos que a pandemia do coronavírus tem ocasionado em suas estratégias e negócios. Analisar como gerar valor em tempos incertos é um debate mais do que necessário e urgente para entender como as marcas podem se reposicionar e fortalecer seus propósitos”, concluiu Martinelli.