quarta-feira, março 12, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoWARC Rankings 2025 releva as campanhas premiadas

WARC Rankings 2025 releva as campanhas premiadas

O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, comunica que a WARC — empresa do mesmo grupo do Cannes Lions — revelou a lista de vencedores do WARC Creative 100, o principal ranking global independente das campanhas e empresas mais premiadas pela criatividade.

Compilado pelo WARC Creative, que auxilia empresas a desenvolver marketing criativo eficaz, o Creative 100 Ranking reúne os resultados dos prêmios criativos globais e regionais mais importantes de 2024. Os prêmios considerados são determinados em consulta com o Conselho Consultivo do WARC Rankings e uma pesquisa anual com um painel global.

Anna Hamill, Editora Sênior do WARC Creative, afirmou: “O WARC Creative 100 é uma classificação anual que destaca as campanhas e empresas mais premiadas pela criatividade. Ele serve como referência global para a indústria e uma vitrine para se inspirar nos melhores trabalhos, destacando quem está liderando o setor e como a criatividade impulsiona a diferenciação e a mudança.”
Três temas se destacam no Creative 100 deste ano:

  • O uso do esporte para conectar: Das dez melhores campanhas, cinco focaram no esporte, incluindo campanhas para Orange, Coors Light e Xbox. O esporte se mostrou uma poderosa ferramenta para aumentar a conscientização e o engajamento das marcas em eventos de grande audiência, especialmente em um cenário de mídia fragmentado.
  • Solução de questões de inclusão: O uso de histórias emocionantes e a abordagem proativa de problemas por marcas como Mastercard, Renault e Michelob ULTRA indicam um direcionamento forte para diversidade, equidade e inclusão (DEI), indo além da simples representação na publicidade.
  • O poder das comunidades online: Encontrar o público em seus próprios espaços digitais e promover chamadas à ação destaca a importância das comunidades específicas para marcas como o NHS, DoorDash e Calvin Klein.

A campanha #1 em criatividade: ‘WoMen’s Football’ – Marcel Paris para Orange

A campanha mais premiada de 2024 foi “WoMen’s Football”, criada pela Marcel Paris para a empresa francesa de telecomunicações Orange. O vídeo utilizou efeitos visuais inovadores para mostrar que o futebol feminino pode ser tão emocionante quanto o masculino. O anúncio foi visto mais de 15 milhões de vezes e compartilhado nas redes sociais pela Ministra dos Esportes da França e por atletas campeões mundiais.

Pascal Nessim, CEO, Gaëtan Du Peloux, CEO e Diretor Criativo, e Youri Guerassimov, CEO e Diretor Criativo da Marcel Paris, disseram: “Ter uma campanha classificada como nº 1 em 2024 pelo WARC é algo para o qual você nunca está verdadeiramente preparado. Mesmo como concorrentes, sempre sonhamos secretamente com isso. E quando você percebe que sua campanha acaba de ganhar a Copa do Mundo da publicidade, um pensamento vem à mente: Droga, nós conseguimos! Então, você reflete sobre tudo o que foi necessário para chegar até aqui: a energia, a paixão, as risadas, as noites em claro, o sangue, o suor, as lágrimas e os obstáculos. Mas, acima de tudo, o compromisso inabalável de criar cada peça do trabalho com o mais alto padrão.”
Em segundo lugar está ‘Coors Lights Out’, da Rethink Toronto para a marca de cerveja Coors Light, com a participação do astro do beisebol Shohei Ohtani, que quebrou um letreiro do estádio durante o jogo enquanto um anúncio da marca era exibido. Em terceiro lugar, ‘Michael CeraVe’, da Ogilvy New York para a marca de cuidados com a pele CeraVe, desenvolveu uma campanha humorística antes do Super Bowl LVIII, alcançando nove bilhões de visualizações antes mesmo da transmissão do jogo.
#1 Agência em Criatividade: Publicis Conseil, Paris

#1 Agência Independente em Criatividade: Rethink, Toronto
Nos últimos três anos, a Publicis Conseil, de Paris, subiu gradualmente no ranking, passando da 25ª para a 4ª posição e, este ano, alcançando o 1º lugar. Seus trabalhos com Renault, Orange e Solar Impulse Foundation foram fundamentais para conquistar o topo.
Marco Venturelli, Global Chief Creative Officer/CEO da Leo e Chief Creative Officer da Publicis Conseil, declarou: “Após sermos nomeados Agência do Ano no Cannes Lions em junho, estamos orgulhosos de ser a agência nº 1 no WARC Creative 100, justamente quando nos aproximamos do nosso centenário. Isso é um reflexo da nossa ambição criativa com clientes tradicionais e do nosso compromisso com trabalhos progressistas. Parabéns a todos os nossos talentos e clientes!”
A Le Pub, de Milão, subiu para a segunda posição, avançando da quarta colocação no ano passado. Já a VML New York ficou em terceiro, escalando 19 posições desde o 22º lugar em 2024.

A Rethink Toronto conquistou o primeiro lugar entre as agências independentes e ficou em quinto no ranking geral, com três campanhas entre as 100 melhores.
Mike Dubrick, sócio e Chief Creative Officer da Rethink Toronto, disse: “Estamos muito felizes pela agência, por nossa equipe, por nossos incríveis parceiros e clientes. Dizemos a cada um deles que nosso objetivo é desbloquear o melhor trabalho de suas carreiras. Por isso, é incrível poder validar isso estando no topo do relatório WARC pelo segundo ano consecutivo. Esta lista representa o melhor da criatividade e os prêmios mais difíceis de conquistar – então, poder liderá-la ao lado de tantas outras agências incríveis é algo pelo qual somos extremamente gratos e que não levamos como algo garantido.”

#1 Rede em Criatividade: Ogilvy

#1 Rede Independente em Criatividade: Serviceplan
A Ogilvy foi a rede mais premiada pelo quinto ano consecutivo, com seis escritórios ao redor do mundo contribuindo para sua classificação: Ogilvy Londres, Nova York, Mumbai e Toronto, além da DAVID Madrid e Bogotá. A rede conta com 12 das 100 melhores campanhas deste ano.
Liz Taylor, Global Chief Creative Officer da Ogilvy, declarou: “Cinco anos, meio década, no topo do Creative 100. Que poderoso testemunho do talento extraordinário que temos ao redor do mundo. E também dos nossos clientes corajosos, que acreditam na criatividade como um multiplicador de força para seus negócios – seu poder de disruptura, conexão e de impulsionar suas marcas a novos patamares.”
A VML subiu para a segunda posição, com cinco agências entre as 50 melhores. A Publicis Worldwide avançou do sétimo para o terceiro lugar, também com cinco agências classificadas.
A Serviceplan lidera a categoria de redes independentes, e sua agência de Munique conquistou a sétima posição no ranking geral.
Alex Schill, Global Chief Creative Officer & Partner do Serviceplan Group, afirmou: “Ser classificado como a rede independente nº 1 no WARC Creative 100 é um reflexo da ÜberCreativity. Essa conquista prova que a inovação prospera na colaboração e na independência – onde há liberdade para explorar e desafiar limites. Estamos extremamente orgulhosos de estar entre as forças criativas mais influentes da indústria, e esse reconhecimento só fortalece nosso compromisso em criar ideias que realmente fazem a diferença.”
#1 Grupo de Holding em Criatividade: WPP
A WPP manteve sua posição no topo do ranking de grupos de holding pelo terceiro ano consecutivo, com três redes entre as 50 melhores: Ogilvy e VML em primeiro e segundo lugares, respectivamente, e a AKQA na 11ª posição.
Rob Reilly, Global Chief Creative Officer da WPP, comentou: “Liderar o WARC Creative 100 pelo terceiro ano consecutivo é uma prova da criatividade incansável e da dedicação de nossas equipes em todo o mundo. Ver a Ogilvy sendo nomeada Rede do Ano novamente, com a VML assegurando o segundo lugar, demonstra nossa força criativa. Obrigado às nossas equipes incrivelmente talentosas e, acima de tudo, aos nossos corajosos clientes, que confiam em nós para dar vida às suas visões. Não conseguiríamos sem eles. É algo inspirador e gratificante.”
#1 Marca em Criatividade: Apple
A Apple subiu gradualmente no ranking nos últimos anos, passando do 18º lugar em 2022 para o primeiro lugar este ano. Campanhas da marca de diferentes partes do mundo foram destaque em diversos grandes prêmios. Duas de suas campanhas, ‘Fuzzy Feelings’ e ‘Shot on iPhone – Little Garlic’, estão entre as 100 melhores.
Tor Myhren, VP de Marketing e Comunicação da Apple, disse: “É uma honra estar no topo do WARC Creative 100, porque a Apple sempre acreditou no poder da criatividade. Colocamos o produto no centro do nosso marketing e buscamos contar histórias envolventes ao seu redor.”
A Heineken ficou na segunda posição, subindo do quinto lugar, e a Heinz ficou em terceiro. Renault, Mastercard e Netflix melhoraram significativamente sua posição no ranking de marcas em relação ao ano passado. A Coca-Cola, ausente desde 2022, entrou no top 10 pela primeira vez.
#1 Anunciante em Criatividade: Anheuser-Busch InBev
Pelo quarto ano consecutivo, a AB InBev lidera o ranking de anunciantes. A proprietária de marcas de bebidas alcoólicas tem três campanhas altamente premiadas entre as 100 melhores e quatro marcas – Michelob ULTRA, Cerveza Poker, Corona e Stella Artois – no top 50.
Marcel Marcondes, Chief Marketing Officer da AB InBev, declarou: “É uma honra para a AB InBev ser novamente classificada como o Anunciante nº 1 no WARC Creative 100. Esse reconhecimento reflete como usamos a criatividade para resolver desafios de negócios e consumidores, impulsionando o crescimento. Nosso propósito como empresa é criar um futuro com mais celebrações, e continuaremos usando a criatividade para conectar nossas marcas a momentos especiais ao redor do mundo.”

A Unilever manteve sua segunda posição pelo terceiro ano consecutivo, com duas marcas – Dove e Magnum – no top 50. A Kraft Heinz Company ficou em terceiro lugar. Fora do ranking desde 2021, a The Coca-Cola Company retornou este ano na oitava posição. Renault e Microsoft também entraram no top 10.
#1 País em Criatividade: EUA

Os Estados Unidos continuam na primeira posição como o país mais premiado por criatividade – um título que mantém desde 2006 (quando o Creative 100 ainda era o Gunn Report). Das 100 melhores campanhas, 30 são dos EUA, um aumento em relação às 21 do ano passado.

O Reino Unido subiu novamente para a segunda posição, seguido pela França em terceiro. A Argentina tem mostrado crescimento consistente nos últimos anos, passando do 18º lugar em 2021 para o sétimo este ano.

O WARC Creative 100 foi elaborado com base em uma metodologia rigorosa, imparcial e transparente.

O ranking completo do WARC Creative 100 pode ser acessado aqui. Ele inclui as 100 campanhas mais premiadas do mundo em criatividade, além dos 50 melhores rankings de agências criativas, redes de agências, marcas, anunciantes, países e grupos de holding.

Um episódio do podcast WARC com Marcel Paris e Orange, criadores da campanha número 1, ‘WoMen’s Football’, estará disponível a partir de 11 de março. Além disso, o webinar ao vivo ‘The Winning Formula’, que analisará as estratégias por trás dos trabalhos vencedores, acontecerá na quarta-feira, 2 de abril, às 10h EST | 15h BST.
Os estudos de caso e o relatório resumido estão disponíveis para membros do WARC Creative.

O WARC Media 100 será anunciado em 18 de março e o WARC Effective 100 em 25 de março.

Artigos relacionados

Novidades