VoxComm emite alerta vermelho para a indústria em resposta à solicitação de prazo de pagamento de 360 dias da Keurig Dr Pepper.
A gigante global de produtos ao consumidor Keurig Dr Pepper está realizando uma pesquisa para contratar uma agência de relações públicas nos Estados Unidos, onde parte da solicitação é que agências aceitem condições de pagamento de 360 dias. Aquelas que não puderem, terão a opção de financiamento, a seu próprio custo, por meio da financeira Prime Revenue, de Atlanta.
As marcas da Keurig Dr Pepper incluem 7up, Canada Dry, Sunkist, Schweppes, Snapple e, logicamente, Dr Pepper. Eles também gerenciam os produtos de café para empresas como McDonalds, Cinnabon, Krispy Kreme e Newman’s Own Organics.
“Esta é uma demonstração flagrante do bullying corporativo pela Keurig Dr Pepper. Agências não são bancos e simplesmente não pode se esperar que elas financiem o orçamento de marketing dos clientes,” disse Scott Knox, Diretor da VoxComm e Presidente e CEO do Institute of Canadian Agencies (ICA). “Os acionistas da empresa devem responsabilizar a liderança, especialmente quanto ao Código de Conduta do fornecedor estabelecer que eles estão “compromissados com os altos padrões de conduta ética.”
“O site da Keurig Dr Pepper estabelece publicamente um compromisso com a igualdade, mas como solicitar às empresas fornecedoras que financiem a atividade de marketing por um ano cria uma cultura de igualdade?” Knox continua.
A VoxComm destacou anteriormente declarações das associações de anunciantes e marcas, World Federation of Advertisers (WFA) e Association of National Advertising (ANA), que desafiam esta prática de prazos de pagamento estendidos:
“Prazos prorrogados frequentemente trazem consequências, incluindo relações tensas com fornecedores, redução na flexibilidade e preços maiores. … Os modelos de negócios e meios de subsistência de participantes menores na cadeia de suprimento de marketing podem ser ameaçados por prazos estendidos. Tais empresas não são bancos.” – Relatório sobre condições de pagamento da Associação Norte-americana de Anunciantes (ANA), de março de 2020
“Pode não ser do interesse de longo prazo de clientes, quando a reputação for crítica para garantir que você possa trabalhar com o melhor talento possível, aplicar injustamente os prazos de pagamento estendido.” – Stephan Loerke, CEO, Federação Mundial de Anunciantes (WFA), maio de 2020
“Serei perfeitamente franco: Creio que há situações que sejam injustas e cruzam a linha, e não estou propondo a continuação de prazos estendidos. Há algumas situações que estão em um terreno injusto e há necessidade de que haja um acerto de contas entre os clientes e agências sobre o que é razoável e sustentável ao longo prazo e manter isso.” – Bob Liodice, CEO, Associação Nacional de Anunciantes (ANA), maio de 2020
A VoxComm entrou em contato com a liderança de marketing e suplementos na Keurig Dr Pepper para discutir que não é de seu melhor interesse definir esta expectativa financeira. “Se o esperado for excelência, inovação e crescimento de suas marcas; iniciar uma parceria dessa forma com qualquer agência é contraintuitivo”, declarou Tamara Daltroff, presidente da VoxComm e CEO da EACA. “A VoxComm está aqui para ajudar a buscar o melhor resultado para a sua marca”. Infelizmente, durante as conversas com Keurig Dr Pepper, a corporação confirmou que não vai mudar a direção do processo e está confiante em seus acordos e processos de seleção de fornecedores.
“Uma das principais atribuições da VoxComm é exatamente esta: zelar pelo equilíbrio das relações entre agências e anunciantes e incentivar um mercado justo e sustentável. Isso é fator fundamental hoje no mundo dos negócios, onde relações sustentáveis são imprescindíveis para empresas preocupadas de verdade com a prática das diretrizes do ESG”, ressalta Mario D’Andrea, presidente da Abap. A Associação Brasileira das Agências de Publicidade é entidade fundadora da VoxComm e seu presidente, Mario D’Andrea faz parte do board formado por USA, Canadá, UK, Australia, Europa e Brasil.