quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoVolkswagen vence "Prêmio Ser Humano" na categoria ESG

Volkswagen vence “Prêmio Ser Humano” na categoria ESG

O projeto “Colorindo em Ação”, realizado pela Volkswagen do Brasil em parceria com a ONG Parceiros Voluntários e a Fundação Grupo Volkswagen para apoiar a Casa Neon Cunha, em São Bernardo do Campo (SP), acaba de conquistar a categoria ESG do Prêmio Ser Humano, promovido pela ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), em São Paulo.

Localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde fica a fábrica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, a Casa Neon Cunha oferece acolhimento, abrigo e apoio psicossocial e jurídico à população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade na região do Grande ABC. Com o projeto “Colorindo em Ação”, a ONG fortaleceu suas operações, se tornando um centro de acolhimento permanente e sustentável.

O projeto “Colorindo em Ação” ofereceu à Casa Neon Cunha uma consultoria de governança, estruturação organizacional e capacitação sobre o funcionamento do Terceiro Setor coordenada pela ONG Parceiros Voluntários. A iniciativa promoveu a melhoria de pilares como gestão administrativa, planejamento financeiro e captação de recursos. Na Volkswagen, o projeto foi idealizado pela área de Diversidade & Inclusão da empresa, em parceria com o grupo de diálogo Colorindo, formado por pessoas colaboradoras voluntárias da VW para atuar em prol da causa LGBTI+. O projeto contou também com trabalho voluntário de colaboradores da Volkswagen do Brasil e com suporte técnico da Fundação Grupo Volkswagen.

“É motivo de muito orgulho para todos nós, da Volkswagen do Brasil, receber o Prêmio Ser Humano, da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), na categoria ESG. Esse importante reconhecimento comprova que seguimos evoluindo como uma empresa cada vez mais humana e conectada com as pessoas. Afinal, a Volkswagen é a marca das pessoas. E dentro do trabalho de Governança, Diversidade & Inclusão, do qual eu sou padrinho do pilar LGBTI+, é uma satisfação ver o ‘Colorindo’, o grupo de afinidade que pauta o pilar LGBTI+ na Nossa VW, expandindo seu propósito em prol da comunidade. Com o apoio da ONG Parceiros Voluntários, conseguimos fortalecer ainda mais a Casa Neon Cunha, que já vem fazendo um trabalho fantástico no acolhimento da comunidade LGBTI+. O prêmio coroa nossas ações inclusivas e demonstra que semeando respeito, colhemos inclusão”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e padrinho do grupo de diálogo Colorindo.

“Este projeto foi essencial pois auxiliou a Casa Neon Cunha a entender conceitos de gestão, qualidade e governança. Depois do projeto e definições de governança e gestão da Casa Neon Cunha, nossa ONG atende por 24 horas, empregou mais de 20 pessoas e abriga 16 pessoas. Estamos de fato gerando transformação social!”, afirma Paulo Cunha, presidente da ONG Casa Neon Cunha.

O apoio à Casa Neon Cunha também contou com a doação de R$ 70 mil, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen, para a manutenção de suas atividades. “A parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Casa Neon Cunha teve início há mais de dois anos e, desde então, temos fortalecido nossa atuação em prol da mobilidade social de grupos minorizados, como a comunidade trans e travesti. Nossas ações incluem cursos de qualificação profissional, retificação de nome e assistência social, por exemplo, além de doação financeira para a manutenção das atividades da organização. Infelizmente, o Brasil é um dos países mais violentos para a população LGBTI+ no mundo. O preconceito e a discriminação afastam grande parte das pessoas trans da escola e, consequentemente, dificultam seu acesso ao emprego digno, perpetuando um ciclo de exclusão e desigualdade. O reconhecimento da ABRH-SP vem para reforçar o nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão e, sobretudo, com a mobilidade social das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, comenta Vitor Hugo Neia, diretor geral da Fundação Grupo Volkswagen.

De acordo com a superintendente da ONG Parceiros Voluntários, Anna Paula Montini, a premiação reconhece a relevância de ações que contribuem para o fortalecimento e perenidade das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) – um dos principais pilares de atuação da entidade – e também valoriza a atuação articulada entre empresas e o terceiro setor. “Estamos muito felizes com essa parceria com a Volkswagen que demonstra que tecnologias sociais como as da Parceiros Voluntários podem ser utilizadas em iniciativas inovadoras de ESG. É muito bom ver os nossos 28 anos de atuação renovando sua vocação para gerar impacto social transformador”, afirma Anna Paula.

A Fundação Grupo Volkswagen também apoia a visibilidade trans por meio de seus projetos e criou a Linha Pride, com produtos exclusivos inspirados na causa. A Linha Pride foi concebida em parceria com os integrantes do Colorindo, grupo de diálogo LGBTI+ da Volkswagen do Brasil.

Os itens são confeccionados pelas integrantes do projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo VW, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são transformados em mochilas, estojos, nécessaires, entre outros itens, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.

As peças estão disponíveis na Loja da Fundação Grupo Volkswagen. Clique aqui e garanta já a sua <https://loja.fundacaogrupovw.org.br/categoria-produto/linha-pride-lgbtqiapn/>

Em 2024, a Fundação também financiou um curso de qualificação profissional em corte e costura para as pessoas atendidas pela Casa Neon Cunha, ampliando as possibilidades de renda e mobilidade social.

A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empregadora de excelência, oferecendo um ambiente de trabalho humano, diverso e saudável para todos. A empresa iniciou 2025 celebrando uma importante conquista: a certificação Top Employer pelo 7º ano consecutivo. Com a excelente nota 88,34%, acima da média considerada benchmark nas melhores práticas de RH, a Volkswagen do Brasil também atingiu 100% de aprovação em cinco áreas da pesquisa em 2025: Estratégia de Negócio, Organização & Mudança, Propósito & Valores, Ética & Integridade e Sustentabilidade.

Na América do Sul, a Volkswagen Argentina também se destacou e recebeu a Top Employer pelo 6º ano consecutivo. Essa importante certificação global reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento de seu ambiente de trabalho.

Além da Top Employer, a Volkswagen do Brasil conta com outras certificações e reconhecimentos importantes. Em 2024, a Volkswagen do Brasil integrou novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Foi o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integrou o seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

A empresa conquistou também em 2024 o certificado Great Place To Work pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa internacional de cultura e engajamento GPTW, que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Em 2024, a Volkswagen também se manteve no ranking GPTW de melhores empresas para trabalhar na Indústria, com destaque para as práticas de Culture Audit; e conquistou o selo Great People Mental Health com a excelente nota 82, logo no primeiro ano de participação nessa avaliação de bem-estar.

A pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil em 2024 também contou com o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great People Diversity. A iniciativa incluiu perguntas para avaliar a estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa, mapear demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos. Foi o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW e a Great People Diversity. Em relação ao primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes.

Outra conquista importante da Volkswagen no ano passado foi a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integrou 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa.

Desde 2020, a Volkswagen do Brasil também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU e conquistou 5 vezes o Prêmio Automotive Business Diversidade & Inclusão por suas ações e boas práticas no setor automotivo.

Artigos relacionados

Novidades