Como já disse antes em meus artigos, a marca pessoal é a imagem que você cria ao se apresentar ao mundo. Ela é formada por uma combinação de sua personalidade, habilidades, valores, crenças, propósito e aparência, e é usada para construir sua reputação juntamente coma credibilidade. O valor que você adiciona à sua marca pessoal é fundamental para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
Sempre afirmo que a construção de uma marca pessoal forte requer autoconhecimento e autenticidade. É importante entender suas habilidades, personalidade, mas principalmente seus valores para poder comunicar isso de forma clara, coerente e alinhada.
Valor é uma noção subjetiva que pode ser entendida como a importância atribuída a algo ou alguém. Pode ser aplicado a objetos materiais, ideias, relacionamentos, pessoas, entre outros. O valor pode ser influenciado por diversos fatores, como a cultura, a religião, a educação e a personalidade de cada indivíduo. Além disso, o valor de algo pode mudar ao longo do tempo, com a evolução da sociedade e dos indivíduos.
No contexto pessoal, o valor pode ser entendido como aquilo que é importante para cada indivíduo, algumas pessoas valorizam a família, outras valorizam o trabalho, a realização pessoal, a aventura etc. e tudo que advém delas. É importante ter clareza sobre o que é valioso em nossa vida, pois isso influencia nossas decisões.
Além disso, o valor também pode ser aplicado à ética e à moral. Há valores universais, como a justiça, a honestidade e a empatia, que são considerados importantes em quase todas as culturas e sociedades, esses valores servem como orientação para a conduta humana e ajudam a construir relações saudáveis.
O valor que você adiciona à sua marca pessoal pode ser baseado em suas habilidades e competências. Se você é bom em algo, isso pode ser usado para construir sua reputação e credibilidade, além disso, seus valores também podem ser uma fonte de valor, por mais que parece redundante, mas é isso mesmo. Por exemplo, se você é uma pessoa honesta e confiável, isso pode ser um valor a ser agregado à sua marca pessoal.
Não adianta ter uma imagem forte em uma situação e completamente diferente em outra. A consistência é a chave para construir uma marca pessoal forte e confiável,lembre-se que para adicionar valor à sua marca pessoal, é importante ser consistente e autêntico.
Essa construção de uma marca pessoal valiosa pode levar tempo, mas é um investimento importante para o seu sucesso pessoal e profissional. Ela vai ajudá-lo a atingir seus objetivos, conquistar novos clientes e oportunidades, e construir relacionamentos duradouros.
Ou seja, marca pessoal igual a imagem que você cria ao se apresentar ao mundo, e o valor que você adiciona é imprescindível para alcançar seus objetivos.
Paulo Moreti – especialista em personal branding, publicitário, coach, palestrante e escritor.
Instagram: @opaulomoreti
Linkedin paulo-moreti