Em parceria com o Grupo de Mídia São Paulo, entidade que congrega os profissionais de mídia das agências de publicidade e propaganda do Estado de São Paulo, a Unibes Cultural apresentam a exposição “50 anos de mídia no Brasil – 1968-2018″, em comemoração aos 50 anos da entidade. A mostra conta a evolução dos meios de comunicação entremeada com os fatos históricos que ocorriam no país no decorrer deste período de uma forma absolutamente lúdica, e faz uma viagem no tempo para mexer com a memória afetiva e com as emoções de quem viveu esta época, além de oferecer uma oportunidade singular de conhecimento para os mais jovens.
Separada por décadas, a exposição contou com a curadoria de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) e Thomaz Souto Corrêa, dois ícones do mercado de mídia brasileiro, que junto com uma equipe de apoio, foram responsáveis por selecionar e indicar as referências para cada período da exposição. No passeio pelo tempo, a mostra inicia em 1968, sob um cenário de restrição à liberdade, marcado também pela chegada do homem à Lua. A jornada continua com a Copa de 70, a implementação da TV Colorida, a anistia, a multiplicação das rádios FM, a efervescência da era Disco, o movimento Diretas Já, a chegada da TV a Cabo, a morte de Ayrton Senna, Brasil pentacampeão até o fenômeno das redes sociais, tudo ambientado de acordo com as características de cada década.
“Este ano, o Grupo de Mídia São Paulo comemora seus 50 anos. Como profissionais ligados diretamente aos meios de comunicação e seu público consumidor, nada mais justo do que comemorarmos esta data com a população. Esta exposição foi concebida como um presente para cidade, uma oportunidade de entretenimento para as famílias viajarem juntas por estas décadas tão marcantes na vida dos brasileiros”, comenta Paulo Sant’Anna, presidente do Grupo de Mídia São Paulo.
Segundo Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, receber a mostra “50 anos de mídia no Brasil – 1968 – 2018” é muito importante para a instituição. “No Brasil, a mídia foi, nesses últimos 50 anos, um grande influenciador na construção e na formação cultural do país. Com forte representação, determinou tendências e comportamentos”, analisa. “Portanto, grande parte da identidade brasileira atual é um desdobramento da mídia, que influencia tanto o indivíduo quanto a sociedade”, completa.
A exposição contou com a criação e produção cenografia da Caselúdico, responsável por algumas exposições mais bem-sucedidas do país, como o Castelo Ra-Tim-Bum, Tim Burton e Sílvio Santos; teve a produção geral da Piraporanó e o gerenciamento operacional da Duo Experience.
Serviço:
50 anos de mídia no Brasil – 1968-2018
De 26/10 a 3/2
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h30 às 18h30
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 20,00 | R$ 10,00 (meia)
Informações: 11 3065-4333 e https://unibescultural.org.br/50anosdemidia/
Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo, SP (ao lado da estação Sumaré do metrô) | Novo horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h