A Tunad, única plataforma de moment marketing da América Latina, divulga dados do estudo Resposta Publicitária Online. Trata-se de uma análise da resposta no digital das campanhas veiculadas em TV, rádio e online no território nacional. Em 2022, 59% do país respondeu de forma online à publicidade, um crescimento de 15% comparado aos resultados de 2021.
“Monitoramos essa sincronização da publicidade entre meios desde 2019, quando tínhamos uma resposta de curto prazo no digital de 24%. No ano seguinte, chegamos a 32% e, em 2021, 44%”, destaca Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad. Medindo a reação online das campanhas OFF e ON no Brasil, podemos avaliar os mercados que reagem online à publicidade. Vemos ano a ano um forte crescimento do online, diretamente proporcional à expansão da banda larga. Em nove estados do país, a resposta online tem alta efetividade. São eles: São Paulo (171%), Paraná (149%), Rio de Janeiro (142%), Minas Gerais (132%), Bahia (124%), Pernambuco (123%), Santa Catarina (120%), Ceará (104,5%) e Rio Grande do Sul (104,4%). Em 2022 vemos expansão no sul do país, interior de SP e Minas. O maior crescimento registrado no ano passado foi de Santa Catarina, com 26%, seguido por São Paulo com 14%. O relatório contemplou a análise das propagandas de empresas de bens de consumo rápido, financeiro, telecomunicação, varejo eletrônico, serviços e educação. “Apesar do índice crescente nesses estados, identificamos pequena retração da resposta online em outras áreas do país, como o Norte, o Centro-Oeste e parte do Nordeste”, explica Monteiro. Ainda assim, de acordo com o executivo, houve forte expansão regional. Em 2021, apenas oito estados foram responsáveis por 85% de toda resposta online registrada pelo estudo. No ano passado, essa representatividade alcançou 15 estados.