Tom Goddard aborda o tema “Levando o OOH a Novos Patamares” na Convenção Nacional Central de Outdoor – Crédito: Divulgação
Com o foco em reunir os principais players do setor para debater tendências, compartilhar conhecimento, impulsionar a evolução da mídia exterior no país e auxiliar os participantes a aprimorarem a gestão de seus negócios, a Central de Outdoor está realizando a 34ª edição da Convenção Nacional Central de Outdoor, o maior encontro de mídia exterior do país. No primeiro dia do evento, o mercado publicitário assistiu à palestra de Tom Goddard, presidente da WOO (World Out Of Home Organization), que abordou o tema “Levando o OOH a Novos Patamares”.
Tom Goddard, presidente da WOO, iniciou o circuito de palestras da Convenção abordando o tema “Levando o OOH a Novos Patamares”. O profissional destacou o crescimento do investimento brasileiro no mercado de mídia exterior. “Nós fazemos um relatório aprofundado na WOO que mostra que 4,5 bilhões de dólares são gastos em out-of-home globalmente por ano. E se você for ver por região, vocês vão ver que a região da Ásia-Pacífico está muito à frente, que é duas vezes maior do que a África, o Oriente Médio e as Américas. E os 10 maiores mercados do mundo são China, Estados Unidos e Japão. Mas eu tenho um grande prazer em dizer pela primeira vez que o Brasil está em um dos 10 maiores mercados do mundo, é o sétimo maior mercado do mundo de out-of-home”.
“O Brasil tem um mercado de 1,3 bilhão e 300 milhões de dólares. E tem gente que diz que é mais para 1,5, mas a linha vermelha que você vê lá, o que eu acho muito animadora é a expansão do mercado. O Brasil foi de 6% para 10%, que é duas vezes maior do que a média global. O Brasil está agora nos 10% e numa trajetória de crescimento. Essa é uma grande notícia para o país”, explica Tom Goddard.
O profissional também abordou a importância da autorregulação para os negócios. “Quando falamos sobre a autorregulação e como podemos observar essa área, é um fator extremamente importante. Nós temos uma expressão em inglês que diz o seguinte: ‘A prevenção é melhor do que a cura’. Então, se você é autorregulado, isso interrompe problemas e outras questões que são importantes para a regulação. É muito importante que tenhamos essas políticas de autorregulação.”
34ª Convenção Nacional Central de Outdoor
Com o mote “Conectando o futuro da mídia OOH”, o evento reúne mais de 300 participantes, exibidores de todos os estados brasileiros e representantes de 10 países vindos da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia: Argentina, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Jordânia, México, Portugal e Reino Unido. Com um público recorde, o encontro reforça a importância da mídia exterior e o compromisso do setor com inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A mídia out of home mantém sua posição de destaque entre os meios que mais captam investimentos publicitários no Brasil. De acordo com o relatório mais recente do Cenp-Meios, divulgado em fevereiro de 2025, o OOH representou 11,5% do total investido em publicidade entre janeiro e setembro de 2024. No período, as agências de publicidade que integram o painel movimentaram R$ 17,8 bilhões em compra de mídia, um crescimento de 18,93% em relação ao mesmo intervalo de 2023, quando o montante foi de R$ 14,9 bilhões.
O aumento da participação do OOH, que em 2023 representava 10,8% do bolo publicitário, reflete a consolidação do meio. A evolução de ferramentas tecnológicas, a diversificação de formatos interativos e a forte conexão do público com as campanhas out of home têm impulsionado esse crescimento nos últimos anos.
Direcionada a empresários, diretores, gerentes e executivos de exibidoras e agências de planejamento de todo o país, associados ou não, a 34ª Convenção Nacional Central de Outdoor traz, nesta edição, o mote “Conectando o futuro da mídia OOH”. O encontro convida os participantes a aprimorarem a gestão de seus negócios e a refletirem sobre temas estratégicos, como o futuro do mercado, empresas com propósito, impacto na comunidade e cases de sucesso.
A 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor tem patrocínio master da The Led e AdsmovilOOH. Além disso, conta com apoio das empresas 4yousee, Bebot, Inviron, Sigpel e WDC Networks.