Team Créatif desenvolve rebranding da Salsicharia Liminana

Em mais uma parceria, as equipes da Team Créatif São Paulo e da Team Créatif Lisboa, unidade de Negócio da Team Créatif Brasil em Portugal, desenvolveram o rebranding da Salsicharia Liminana, marca portuguesa que amplia cada vez a sua capacidade de exportação pelo mundo. O escopo do projeto envolveu desde o planejamento estratégico para um reposicionamento, identidade visual, design de embalagens até a arquitetura de marca.

O trabalho final responde ao objetivo de criar uma imagem moderna, porém, sem perder de vista o conjunto de valores, conexões emocionais e memórias afetivas que estão no DNA da marca e fizeram parte de toda a construção de relacionamento da empresa com os consumidores, desde a sua fundação, em 1981.

Para isso, a equipe criativa das agências, no Brasil e em Portugal, se inspiraram na história e tradição da Ponte de Lima, a mais antiga vila do país, situada no extremo norte da nação lusitana e onde nasceu a Salsicharia Limiana. O local pertence ao distrito de Viana do Castelo, repleto de cultura e conhecido pela excelência da sua gastronomia. “A nossa ideia foi baseada em explorar a origem como um asset valioso e diferenciador, sob o conceito de ‘origem dentro da origem’. Mais do que ser portuguesa, a Salsicharia Limiana é de Ponte de Lima”, afirma Guilherme Jardim director da Team Créatif Lisboa”.

O redesenho cuidadoso do portfólio, que conta com quase 100 produtos, consumiu aproximadamente seis meses de trabalho.

“A Team Créatif conseguiu captar a essência da marca e traduzi-la visualmente não só nas nossas embalagens mas também noutros pontos de comunicação. A nova imagem, para além de nos expandir os horizontes comerciais, quer no mercado nacional quer na exportação, ajudou-nos ainda a clarificar um portfólio de produtos extenso e multi-categoria.”, afirma Liliana Cunha, Directora Exectutiva Salsicharia Limiana.

Para Guilherme, ao mesmo tempo que as pessoas vivenciam os prós e contras da modernidade, e um mundo dinâmico, frenético e globalizado, elas também voltaram a valorizar as tradições e a forma como são feitos os produtos que consomem. “Hoje, somos constantemente expostos a estímulos e inovações, o que faz com que nos apeteça cada vez mais aquilo que é mais simples, mais identitário e tradicional. São poucas as marcas que podem comunicar a origem e a tradição, mas nós tivemos a sorte de trabalhar com uma empresa familiar onde o ‘saber fazer’ foi passando de geração em geração”, revela.