O IAB Brasil, entidade que tem como missão desenvolver a publicidade digital no país, vem a público reconhecer o grande passo dado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o reconhecimento da importância da publicidade digital no país. Em julgamento realizado ontem, dia 18 de novembro, o plenário do TCU confirmou a derrubada da cautelar na Representação n. 020.015/2020-8 que, desde maio deste ano, suspendia a veiculação de publicidade digital do Banco do Brasil em centenas de veículos digitais.
Com isso, o TCU reconhece os inúmeros benefícios da publicidade digital para a Administração Pública, como eficiência, descentralização, massificação da mensagem e suporte à internet aberta.
Contudo, o desafio de assegurar a regularidade e a eficiência dos gastos públicos em publicidade digital e combater a disseminação de desinformação e fake news em qualquer tipo de veículo continua. O IAB Brasil está à disposição do TCU e da CGU para auxiliar no desenvolvimento de instrumentos normativos específicos, e volta a oferecer seus protocolos e boas práticas já existentes para auxiliar nessa missão.
Atenciosamente,
CRISTIANE CAMARGO
CEO do IAB Brasil