Skol, Itaú, Ipiranga, Bohemia, O Boticário, Bauducco, Guaraná, Porto Seguro, Riachuelo e Brastemp são as 10 marcas brasileiras consideradas líderes, segundo ranking realizado pela Landor – agência global de branding.
A agência analisou 50 marcas brasileiras com melhor desempenho nos últimos anos e descobriu a agilidade como um fator comum entre elas. O trabalho é uma adaptação nacional de um estudo global realizado pela agência, que identificou as 10 marcas mais ágeis do mundo, onde se destacaram Samsung, Android, Wikipedia, Google, Dyson, Apple, YouTube, Microsoft, Ikea e Disney.
“As dez marcas selecionadas são líderes ou referências em seus segmentos, e desenvolveram agilidade ao longo dos anos para crescer, inovar nos negócios e em seus mercados”, afirma Fernando Leira, General Manager da Landor.
Para chegar ao top 10 no Brasil, a Landor avaliou o reconhecimento das marcas com base no BrandAsset®Valuator Brazil (BAV), banco de dados de propriedade da agência, e na pesquisa BrandZ Millward Brown 2014, que mede o valor da marca de acordo com o desempenho de negócios e realiza entrevistas com mais de 2 milhões de consumidores em todo mundo.
Em seguida, a Landor selecionou as marcas que apresentaram crescimento financeiro e de mercado nos últimos anos e verificou aquelas com um ou mais dos seis comportamentos das marcas ágeis, segundo o estudo da agência(focada em princípios, adaptável, aberta, multicanal, responsável e global), em suas iniciativas de comunicação e relacionamento com seus públicos.