Skol e Facebook foram eleitas a Marca Mais Valiosa e a Marca Mais Forte, respectivamente, no ranking “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, realizado pela revista IstoÉ DINHEIRO, da Editora Três, em parceria com a Millward Brown Vermeer, empresa do WPP Group, um dos maiores grupos de publicidade do mundo.
A Skol, que neste ano aumentou seu valor de marca em 20%, atingindo US$ 8,5 bilhões, leva o título pela terceira vez. Além dela, a AMBEV emplacou outras três marcas (Brahma, Antarctica e Bohemia) entre as dez mais valiosas do Brasil. “Esse reconhecimento veio em um momento muito importante para nós, em que atualizamos o posicionamento da marca convidando o nosso consumidor a experimentar as coisas da vida, experimentar nossos produtos e novas experiências”, conta Alexandre Costa, gerente de Plataforma da Skol.
Com penetração em todas as camadas da população, a rede social de Mark Zuckerberg manteve um nível de lealdade e subiu ao topo ao transformar-se na mais democrática das plataformas online do Brasil. ”Recebemos esse prêmio no ano que completamos quatro anos de operações no Brasil. Desde então, trabalhamos com frentes importantes, impactando vidas, gerando negócios para marcas em nossa plataforma e incentivando o empreendedorismo no Brasil”, ressalta Leonardo Tristão, diretor geral do Facebook no Brasil.
Para a seleção das 50 mais valiosas, a Millward Brown Vermeer avaliou 260 empresas, conforme metodologia própria, que inclui o valor de mercado das empresas listadas na Bovespa. Para apontar as 20 mais fortes, foram entrevistados mais de 14 mil brasileiros e pesquisadas 480 marcas. De acordo com o ranking, as 50 marcas mais valiosas atingiram um valor de US$ 46,057 bilhões em 2015, com crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Em reais, o avanço foi de 18%, chegando a R$ 122,336 bilhões.
Para chegar às Marcas Mais Fortes, a metodologia verifica o poder de influência e impacto delas nos consumidores, no momento da decisão de compra. Já as Marcas Mais Valiosas são definidas de acordo com uma equação que considera o valor do negócio (bens tangíveis) e a participação da marca como ativo intangível, incluindo a percepção gerada para os acionistas.
De acordo com Eduardo Tomiya, diretor-geral da Millward Brown Vermeer na América Latina, essas marcas não param de crescer e estão presentes na vida das pessoas diariamente. “Seja por meio do consumo de seus produtos ou em ações ligadas aos seus nomes”, destaca. “Nossa premiação prova que quem investe sempre na divulgação da marca junto aos consumidores cresce mais que os concorrentes em épocas de crise, como a atual”, afirma Milton Gamez, diretor de Núcleo da Editora Três.
Entre os destaques também estão Schincariol, Buscapé, GVT, Taeq, Bompreço, Todo Dia, Droga Raia e Friboi, que estrearam no ranking. A Drogasil ganhou evidência por ter sido a marca que mais cresceu: 91%. Já a Smiles foi a que mais subiu posições: no total, foram 14 em relação a edição passada. O BTG Pactual, pela primeira vez, chegou ao grupo das dez mais valiosas.
O evento de apresentação da pesquisa completa contou com a participação de empresários e apresentações de Eduardo Tomiya, diretor-geral da Millward Brown Vermeer e responsável do BrandZ para América Latina; David Roth, CEO EMEA and Asia do The Store WPP (que fez apresentação em vídeo); Mario Simon, chairman Global da Millward Brown Vermeer; Samuel Russel, diretor de marketing da Chevrolet para a América Latina; e Jorge Pohlmann Nasser, diretor de marketing e CRM do Banco Bradesco.
Confira as listas:
As marcas mais valiosas | ||
Evolução do valor das marcas brasileiras | ||
1 – Skol | 26 – Totvs | |
2 – Bradesco | 27 – Seara | |
3 – Itaú | 28 – Multiplus | |
4 – Brahma | 29 – Buscapé | |
5 – Sadia | 30 – Extra | |
6 – Antarctica | 31 – Embraer | |
7 – Natura | 32 – Localiza | |
8 – Bohemia | 33 – Lojas Renner | |
9 – BTG Pactual | 34 – Odontoprev | |
10 – Ipiranga | 35 – Magazine Luiza | |
11 – Cielo | 36 – Estácio | |
12 – Lojas Americanas | 37 – GVT | |
13 – Petrobras | 38 – Drogasil | |
14 – Porto Seguro | 39 – Taeq | |
15 – Banco do Brasil | 40 – Bompreço | |
16 – Schincariol | 41 – CVC | |
17 – Casas Bahia | 42 – BM&FBovespa | |
18 – Pão de Açúcar | 43 – Havaianas | |
19 – Vivo | 44 – Adria | |
20 – Perdigão | 45 – Gol | |
21 – Smiles | 46 – Droga Raia | |
22 – Amil | 47 – Friboi | |
23 – Iguatemi | 48 – Arezzo | |
24 – Vale | 49 – Todo dia | |
25 – Anhanguera | 50 – TAM | |
As marcas mais fortes | |
Marcas às quais o consumidor tem mais lealdade (em pontos) | |
1 – Facebook | |
2 – Google | |
3 – Trident | |
4 – Omo | |
5 – Colgate | |
6 – Nescafé | |
7 – Coca-Cola | |
8 – Oral-B | |
9 – McDonald’s | |
10 – Ipiranga | |
11 – Sedex | |
12 – Skol | |
13 – Petrobras/BR | |
14 – Guaraná Antarctica | |
15 – Nike | |
16 – Samsung | |
17 – Smirnoff | |
18 – Gillette | |
19 – Close-Up | |
20 – Johnnie Walker |