Criatividade junto com relacionamento continuam sendo o combustível e a alma das agências de propaganda, mesmo diante de todo o aparato tecnológico e do avanço dos processos e das ferramentas de gestão das últimas décadas. Esse foi o principal ponto em comum destacado pelos painelistas convidados para a quinta edição do ano do Frente a Frente, principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS). O evento realizado na manhã desta quinta-feira (26/10), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, contou com a presença de mais de 60 gestores de agências gaúchas e colocou em pauta o tema “A atuação da agência pela perspectiva do cliente”, trazendo o olhar de três clientes convidados – dois da iniciativa privada e um do setor público.
Liana Bazanela, diretora de Marketing e Negócios do Sport Club Internacional; Malu Macedo, diretora de Publicidade da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do RS; e Denis Alessandro da Silva, diretor de Marketing e Relacionamento da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), apresentaram as suas vivências e os seus olhares como clientes sobre o que esperam de uma agência em relação ao atendimento e aos seus serviços, e que é importante na relação entre agência e cliente e o que consideram decisivo na escolha e na contratação de uma empresa do setor.
Liana iniciou o bate-papo pontuando o que considera essencial nesse relacionamento e ponderou que não existe agência perfeita e nem cliente perfeito. Para ela, o mais importante ao escolher o parceiro é entender o posicionamento da agência e conhecer quem são as pessoas que atuam em todas as posições no atendimento da marca. “No meu caso, por exemplo, preciso de criativos que gostem de futebol. Só assim o resultado do trabalho fará sentido e conseguiremos entregar valor para o nosso público torcedor.”
Malu deu sequência ao debate defendendo que as relações entre cliente e agência são fundamentais, mais do que tecnologias e processos. Ela elencou características que considera essenciais para uma agência: ser estruturada, entregar bom atendimento e ter um olhar criativo em todas as esferas, não apenas na área de criação, além de fazer o cliente se sentir valorizado e mantê-lo continuamente encantado. “Quero perceber que, independentemente do meu tamanho e negócio, sou a coisa mais especial para aquela agência”.
Denis fechou o painel destacando que considera a agência um parceiro estratégico e operacional que deve ter três características no serviço: conhecimento, comprometimento e criatividade, que se somam à agilidade e processo. “Criatividade é fundamental, é o principal produto. O trabalho da agência é a arte, provocar, trocar na alma do cliente e de seus públicos”, defendeu, finalizando com a apresentação de vídeos de campanhas que marcaram por tocarem a alma das pessoas.
Aira Franciosi, vice-presidente do Sinapro-RS, conduziu a quinta edição do Frente a Frente, apresentando aos associados, na abertura, um balanço com as iniciativas e realizações da entidade neste ano, e avaliou o evento como bastante positivo. “Foi um momento ímpar, que oportunizou às nossas associadas um olhar sob a lente do cliente a partir de uma diversidade de negócios e áreas de atuação totalmente distintas, o que trouxe riqueza aos painéis e ao debate com as agências presentes”, destacou.
Voltado aos gestores das agências associadas ao Sinapro-RS, o Frente a Frente é um espaço para a troca de experiências, interação e discussão das boas práticas do mercado, em um bate-papo entre as lideranças das empresas associadas que tem como propósito trazer insights para o fortalecimento da gestão e a busca de novas oportunidades de negócios. O encontro tem apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), ESPM e patrocínio da Premium Ads.
Agências participantes avaliam o evento e o tema abordado
“Foi um tema muito atual, alinhado com a conversa que temos dentro da agência, de como se relacionar bem com o cliente olhando sempre para a realidade dele, sobre como podemos sempre impactar, olhando para os nossos processos de melhoria. As três palestras foram muito relevantes, até porque falaram muito em sentimento de dono, mostrando que as agências precisam ter sentimento de dono ao desenvolver seu trabalho criativo para as marcas.”
Juliana Raquel, diretora de relacionamento, e Daniele Almirom, diretora de operações da ORB 360
“Para mim o evento teve um ponto muito forte que foi a escolha dos três palestrantes. A ideia de trazer alguém da área privada com larga experiência, alguém da área pública, da comunicação estatal, e um cliente que tem uma característica muito especial, que é um clube de futebol. Essa mistura foi muito bem pensada, trazendo três visões de profissionais que lidam com públicos muito distintos: um clube de futebol que fala para apaixonados; um cliente que trabalha com educação, mas que tem também uma trajetória ligada a empresas privadas em grandes grupos; e a gestora de comunicação do governo que precisa se comunicar com públicos que, às vezes, até torcem contra, o que traz grandes desafios. Essa diversidade de palestrantes achei muito assertiva.”
Roberto Philomena, sócio e diretor da agência Matri
“Foi uma troca bastante rica e de muitos aprendizados. Até para levarmos para o interior o que está sendo feito pelos grandes clientes e pelas agências da capital e para validarmos se o que estamos fazendo lá está alinhado com o mercado de modo geral.”
Thales Hohl, Renata Piccinin, Lílian Fengler e Giovani Souza, da agência Sobe, de Santa Cruz do Sul