Uma iniciativa do SINAPRO-RS (Sindicato das Agências de Propaganda do RS) e da ESPM-Sul irá selecionar, qualificar e encaminhar estudantes de publicidade e propaganda para fazerem parte das equipes das agências do Rio Grande do Sul. A partir do próximo ano, estudantes da ESPM-Sul que estiverem cursando entre o quatro e sétimo semestres terão a oportunidade de participar do Programa Super Estágio. “Este é o primeiro programa de estágio destinado exclusivamente para atender as agências. Não há nada similar. Para isso, iremos trabalhar nos mesmos moldes dos projetos de formação de jovens executivos em final de curso. Construímos juntos este projeto que impacta diretamente a vida dos nossos estudantes. Esta iniciativa pode ser replicada e é um exemplo para o Brasil na formação de novos líderes e na valorização das boas práticas das agências gaúchas.”, destacou o diretor do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul, Alessandro Souza.
Em formato piloto, o Programa busca a capacitação e acompanhamento de cinco alunos da instituição, em cinco agências de Porto Alegre, que serão selecionados por meio de seus desempenhos acadêmicos e de atitude. O regulamento estará à disposição dos estudantes em janeiro. Os estágios irão iniciar em março, com acompanhamento direto do primeiro escalão das empresas e dos coordenadores do curso. Os estagiários passarão por todos os setores e receberão remuneração acima dos valores praticados no mercado atualmente. Além disso, o aluno poderá ter seu contrato renovado apenas uma vez, totalizando um ano na agência. Depois deste período, a empresa terá que contratá-lo ou não. O SINAPRO-RS, com aprovação do Ministério da Educação (MEC), é quem assume o papel de agente integrador do Programa.
“Desde que assumimos o Sindicato, nos preocupamos com a formação e a qualificação das equipes das agências. Hoje, quando precisamos de um profissional temos que buscá-lo em outra agência. Por isso, viemos até a ESPM-Sul para construirmos juntos um programa que atendesse essa demanda do mercado”, destacou o presidente do Sinapro-RS, Delmar Gentil.
O modelo do projeto-piloto foi desenhado em conjunto entre as instituições com foco na qualificação, para aproximar os estudantes das agências. E também para que, quando eles saiam do estágio, tenham identificado em qual área querem seguir dentro da publicidade. “Estar no dia a dia das agências irá fazê-los entender os processos internos e as burocracias a serem seguidas. O sindicato terá o papel de acompanhar o programa fazendo com que este formato funcione e que seja possível a ampliação de vagas. A ideia impulsiona toda a cadeia de profissionalização, fazendo com que as empresas também pensem em novos planos de carreira mais atrativos a estes novos profissionais”, lembrou Delmar.