A diretoria do Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (23/01), no edifício corporativo The Place, em Porto Alegre, para a primeira reunião do ano. No encontro, foram apresentados os integrantes que compõem a nova gestão, eleita no final de 2024 para o triênio 2025/2027.
Compõem a nova diretoria: Juliano Brenner Hennemann (SPR), presidente; Fernando Silveira (Integrada), vice-presidente; Jair de Mattos Rodrigues (Matriz), diretor administrativo e financeiro; e como diretores Luiz Ricardo Felix Jacques (Engenho de Ideias) e Rodrigo Dipp (Escala); diretores suplentes Aira Regina Franciosi (Moove), Rodrigo Rey (Conjunto), Ricardo Muller (ProTarget); no conselho fiscal Karine Assis (Paim United Creators), Camilo Moraes (Sobe) e Alexandre Pradier (Centro), e como suplentes André Lima (Batuca), Daniele Almirom (O.R.B.360), e Lara Picoli (HOC).
O presidente Juliano Brenner Hennemann destaca a composição heterogênea e diversificada do grupo da Gestão 2025/2027, composta por integrantes de agências também do interior do Estado, o que contribui para um trabalho com olhares múltiplos e diversos e para o projeto de interiorização do Sinapro-RS que será intensificado ainda mais partir deste ano.
A nova gestão assume a entidade com a missão de fortalecer cada vez mais o mercado da comunicação e das agências de propaganda do Rio Grande do Sul, por meio da atuação nos dois pilares fundamentais do Sinapro-RS: Gestão e Legal. No primeiro, buscam-se benefícios que sejam relevantes a todos e que tragam oportunidades de acesso para a estrutura e o aprimoramento das agências, além de fomentar um ambiente de confiança, desenvolvimento para troca de ideias, capacitação dos gestores e suas equipes. Esse pilar também busca trabalhar em conjunto as boas práticas do mercado, os desafios e as dores das associadas, com o objetivo de potencializar o negócio das agências, reforçando o compromisso do Sinapro-RS com o fomento e o fortalecimento do mercado criativo gaúcho.
No segundo pilar, o foco é entender e acompanhar os movimentos legislativos que incluem a atividade em suas deliberações para, quando necessário, atuar legalmente em âmbito estadual e nacional junto à Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). A construção do acordo coletivo é um exemplo da atuação legal do Sinapro-RS, uma vez que o documento é a base de valores salariais do mercado publicitário gaúcho. Integram, ainda, esse pilar consultoria e revisão de editais, buscando sempre as boas práticas legais e o equilíbrio entre demanda e remuneração.
A nova diretoria está sendo organizada em Comitês de Trabalho, com funções e atuações distintas, para dar andamento e celeridade às diversas demandas.
A primeira reunião do ano da nova gestão do Sinapro-RS iniciou com o presidente Juliano Brenner Hennemann ilustrando o momento em que a entidade se encontra. Ele destacou que ela vem trabalhando para trazer melhorias para o mercado e benefícios às associadas e que, nessa nova etapa, seguirá com a gestão contemporânea e alinhada à Fenapro.
A primeira pauta abordada foi o calendário de 2025, que contempla eventos já reconhecidos pelo mercado como o Frente a Frente, principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho promovido pelo Sinapro-RS, assim como outros do setor tanto em nível regional como nacional. Foram destacados os quatro Encontros do Ecossistema Sinapro/Fenapro previstos para acontecerem entre março e novembro de 2025. Ainda sobre o mesmo assunto, foi apresentado o Plano de Patrocínios que possibilitará a aproximação de fornecedores e veículos das agências.
As diretrizes do ano foram apresentadas e discutidas pelo grupo com o objetivo de criar Comitês de Trabalho para que os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) sejam alcançados. Para que isso aconteça, os Comitês foram revisados e distribuídos entre a diretoria atual. Durante o encontro também foram recapitulados os temas anteriores do Frente a Frente e ventilados novos assuntos para 2025. A reunião encerrou com a apresentação da nova campanha que visa facilitar os processos de editais de licitações no Estado. A ação de comunicação deverá ser lançada a partir de março.