O Sindicato das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro (Sinapro-RJ) reuniu lideranças e profissionais do setor em um evento imersivo realizado no último dia 27 de novembro, com foco em capacitação, a partir da demanda de suas associadas. A iniciativa destacou três pilares fundamentais para o desenvolvimento do mercado publicitário fluminense: gestão de pessoas, criatividade e inteligência artificial.
Fernando Braga, consultor da Delta Consulting, abriu a programação com a primeira edição no Rio do Workshop Transforma, uma ação integrada do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO que já percorreu diversos estados do país. O workshop trouxe uma abordagem prática sobre gestão de pessoas, diversidade, retenção de talentos, políticas salariais e processos de feedback. A iniciativa foi direcionada a líderes e gestores de recursos humanos das agências, reforçando a importância da gestão estratégica para a retenção de talentos no setor publicitário.
|
Em seguida, Alexis Pagliarini, CEO da Criativista ESG4, apresentou o Cannes Lions Road Show, com uma análise detalhada dos principais insights do maior festival de criatividade do mundo. A apresentação reforçou a importância de equilibrar inovação e responsabilidade social. “Ficou claro que precisamos apostar em ideias ousadas para gerar impacto, mas com a consciência de que esse impacto deve ser positivo e socialmente responsável”, destacou Leonardo Brossa, vice-presidente do Sinapro-RJ.
|
Encerrando a agenda, Eduardo Grandelle, Head Digital da Rede Bahia, trouxe uma perspectiva prática sobre a aplicação da inteligência artificial no dia a dia das agências. O workshop abordou o uso estratégico de ferramentas de IA para solucionar desafios recorrentes, com ênfase em técnicas de prompts avançados para maximizar desempenho e resultados. A entidade planeja a entrega de um curso ainda mais robusto em seu calendário de ações do próximo ano.
|
“Essas e outras ações que virão representam a continuidade do processo de transformação da entidade, que tem como propósito ser parceiro estratégico das agências na busca por sustentabilidade e desenvolvimento do negócio da propaganda”, ressaltou o presidente do Sinapro-RJ, Phelipe Pógere.
O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio de Janeiro é uma entidade que representa e defende os interesses das agências de publicidade do estado. Fundado em 1943, o Sinapro-RJ atua promovendo a valorização da atividade publicitária, fomentando o desenvolvimento de um mercado publicitário ético e sustentável.
sinapro-rj@sinapro-rj.com.br