Iniciativa do Sistema Nacional das Agências de Propaganda (Sinapro), o festival, a ser realizado no dia 22 de dezembro, integra as premiações regionais, enaltece a diversidade criativa brasileira e traz o ‘Cachorro Caramelo’ como troféu símbolo de resiliência e da cultura nacional.
O Sistema Nacional das Agências de Propaganda (SINAPRO) anuncia a criação do 1º Festival Nacional da Propaganda, evento que é um marco inédito para o setor, consolidando-se como a principal plataforma de reconhecimento da excelência criativa em todo o território nacional. Iniciativa que visa incentivar, reconhecer e enaltecer a criatividade das agências de propaganda do Brasil, a premiação tem sua primeira edição marcada para o dia 22 de dezembro.
“O 1º Festival Nacional da Propaganda é a união estratégica dos festivais regionais em uma única e grande premiação. O poder de capilaridade do Sinapro conecta talentos de diversos mercados, garantindo que a inteligência de ponta e as melhores campanhas do ano recebam o merecido reconhecimento”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. Ele destaca que o Festival reforça o ecossistema da propaganda e o talento brasileiro. “É uma resposta irreverente, resiliente e inventiva aos desafios do dia a dia.”
Nesta primeira edição, o Festival já conecta agências de cinco estados: Espírito Santo (ES), Mato Grosso do Sul (MS), Pernambuco (PE), Ceará (CE) e Rio Grande do Norte (RN). Em 2026, já está confirmada a participação de estados como MG, BA, PA e RS, garantindo a expansão nacional da premiação até atingir a participação de agências de todo território nacional que sejam associadas a um Sinapro.
O processo será totalmente digital, seguro e transparente, utilizando uma plataforma exclusiva para inscrições, validações e julgamento. O júri será qualificado e diversificado, e a gestão das inscrições será feita por cada Sinapro representante do estado concorrente.
O evento de premiação será 100% online, transmitido ao vivo, garantindo exposição e visibilidade nacional e a associação à inovação e ao fortalecimento da propaganda no Brasil. As 12 categorias contemplam os principais formatos de comunicação, incluindo TV/Cinema, Digital, Design, OOH, Promoção e o cobiçado Grand Prix Agência do Ano.
Cachorro Caramelo: o símbolo da criatividade brasileira
O grande prêmio do Festival será o Troféu Cachorro Caramelo, um ícone que representa o espírito da criatividade brasileira. É um símbolo cultural, pois representa a cultura, o humor e o afeto do nosso povo; promove a diversidade e mistura, poisnasce da combinação de origens, assim como das melhores ideias, em um País de diversidade cultural e social, e também representa a resiliência, simbolizando a capacidade de superar desafios e encontrar seu espaço com atitude e inteligência.
“O Brasil transpira criatividade em qualquer canto do País, seja no offline ou no online. E este Festival é a materialização da nossa força, mostrando que as grandes ideias não estão restritas a poucas capitais. É a consagração do nosso modelo de atuação: unificar a força criativa nacional através da mobilização regional, garantindo que todo talento seja visto e valorizado”, conclui Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro ES e líder deste projeto nacionalmente.
O presidente da Fenapro observa que “o Festival Nacional da Propaganda é mais do que um prêmio; é o reflexo da nossa ‘virada de chave’ institucional. Ele lembra que, nos últimos anos, a entidade mudou o foco para atuar em frentes de valorização, fomento e capacitação que impactam o dia a dia do empresário. “A criatividade é o nosso maior ativo, e reconhecê-la em nível nacional é o passo mais estratégico para fortalecer todo o ecossistema e garantir o futuro da nossa atividade no Brasil,” finaliza Daniel Queiroz.
A divulgação dos vencedores do 1º Festival Nacional da Propaganda será feita online, pelo canal da Fenapro no YouTube: Link do festival: Link
