O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro-MG) promoveu, no dia 5 de outubro, no Cine Theatro Brasil Vallourec, a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Minas de Comunicação – Criatividade. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no evento, entre elas, os diretores e demais profissionais das agências de propaganda, além de veículos, fornecedores, políticos, anunciantes e entidades.
O presidente do Sinapro (MG), André Lacerda, explica que esse ano o prêmio foi dividido em três etapas para poder reunir os melhores conteúdos criativos do Estado de Minas Gerais, sendo que essa primeira etapa é a categoria “Criatividade”. Ele considera esse evento um momento importante para o segmento, pois, é um local onde os concorrentes se encontram e compartilham as experiências, dificuldades e conquistas do setor. “Estou no segundo ano do mandato e percebo, especialmente, nessa edição uma participação expressiva das agências do interior. Passamos por um período difícil economicamente e, em função dessa instabilidade do mercado, as empresas buscam a mídia do interior; o que é positivo porque estimulam o conteúdo criativo do estado como um todo. Trabalhamos em um segmento em que mesmo quem não acredita em nada, acredita na propaganda”, destaca o presidente do Sinapro.
Durante toda a solenidade, esteve presente o subsecretário de Comunicação Social de Minas Gerais, Marcus Gimenez, que fez questão de enfatizar que o mineiro tem uma capacidade peculiar de saber lidar com a diversidade, citando Guimarães Rosa. “Vivemos em um Estado onde temos uma pluralidade imensa de hábitos, manias e linguagens. Esse dom criativo é uma característica de destaque da natureza dos publicitários mineiros. O Prêmio Minas de Comunicação é uma oportunidade de incentivar e reconhecer a capacidade criativa desses profissionais, além de apresentar as várias formas de comunicação criada para atingir esse público em pontos distintos de Minas Gerais”, explica Gimenez. O secretario também acrescenta que as agências do interior têm se destacado exatamente por resgatar as características peculiares da Região onde atuam. Segundo ele, o prêmio consegue unir todo o recurso criativo que o segmento tem e fomenta o potencial de criação desses profissionais.
Já para o diretor Nacional da Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), Gustavo Greco, essa iniciativa do Sinapro (MG), em promover o prêmio é mais um estímulo para os seus associados e uma forma de incentivar a concorrência de forma saudável. “É preciso mostrar para as pessoas a importância do oficio de criar. Um mercado premiado é um mercado premiado”, ressalta o designer.
Participando pela primeira vez dessa premiação, o diretor da Associação Brasileira das Agências Digitais (ABRADI-MG), Alexandre Estanislau, disse que a intenção é que nas próximas edições haja uma adesão mais expressiva dos profissionais e das agências. “É preciso criar um ambiente competitivo porque Minas Gerais sempre teve qualidade nos seus trabalhos criativos”.
A maior vencedora da noite, foi a Agência SIC, que conquistou três troféus. O diretor de Criação da Sic, Thiago Schimdt, conta que esse prêmio estimula toda a equipe da agência, que vai do atendimento, planejamento, mídia até a criação. “Além disso, temos um atendimento que exige, inclusive do cliente, uma aprovação de alto nível no trabalho executado, dessa forma, o cliente acredita, aposta e confia na nossa criação. Esse é o segredo do sucesso”, finaliza. Outro destaque foi a agência Popcorn, que recebeu dois troféus.
Os ganhadores receberam troféus, além de certificados para as empresas e profissionais que se destacaram em diversas categorias.
Confira a lista do vencedores em cada categoria:
Propaganda:
• Campanha integrada: Contemporâneo – Populus Comunicação
• Filme: Anafalbetismo – Perfil 252
• Revista: Gente é tudo que interessa/ Beatles – Agência SIC
• Marketing direto/promocional: Despreocupol – 8D Propaganda
• Out of Home: Desculpas 2 – Popcorn
• Jornal: O texto sumiu – Popcorn
• Mercado: Segunda Feijoada Cult – Agência SIC
• Rádio: Pagode com a boca – Agência SIC
• Anunciante do ano: Revista Cult
• Agência de propaganda do ano: Agência SIC
• Profissional de propaganda do ano: Thiago Schmidt e Henrique Damião
Digital:
• Digital: Black Hour – Plan B Comunicação
• Agência digital do ano: Plan B Comunicação
• Profissional de digital do ano: Daniel Negreiros
Design:
• Design: Sinalização Hospital MaterDei – New Greco
• Agência de design do ano: New Greco
• Profissional de design do ano: Gustavo Greco
O evento é uma iniciativa do Sinapro-MG, com organização do Clube de Criação Publicitária de Minas Gerais (CCPMG), e co-realização das entidades: Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN / Regional Minas Gerais); Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADI MG), e apoio institucional da ABAP-MG e Associação Mineira de Propaganda (AMP).