Sistema Nacional das Agências de Propaganda lança
metodologia para profissionalizar a gestão e maximizar
a rentabilidade das agências
O Sistema Nacional das Agências de Propaganda (SINAPRO), que congrega a Fenapro e os Sinapros, anuncia o lançamento da Fórmula de gestão P4C2, uma nova plataforma de capacitação e método de gestão desenvolvido para munir os empresários das agências de propaganda com ferramentas essenciais para a cultura de gestão e a sustentabilidade dos seus negócios.
O método P4C2 (quatro “Ps” e dois “Cs”) traduz as etapas críticas da operação de uma agência em seis pilares integrados – o de planejamento, prospecção, proposta, preços, contratos e controles -, garantindo que o crescimento da receita seja acompanhado pela solidez da relação comercial junto aos clientes e pela excelência na entrega.
“O P4C2 atua como um roteiro de excelência, focado em desenvolver nas agências uma cultura de gestão que não apenas aumente o volume de negócios, mas que o faça de forma sistemática, lucrativa e segura”, explica o presidente da Fenapro, Daniel Queiroz.
O método abrange toda a jornada de relacionamento com o cliente:
- P1: Planejamento: estruturar coerência entre recursos e os esforços de prospecção, proposta e entrega.
- P2: Prospecção: buscar novos negócios de forma sistematizada, com métodos e métricas claras, gerando muito mais resultado.
- P3: Proposta: garantir a oferta de serviços por meio de propostas claras, com escopos muito bem definidos e pactuados, conforme a real demanda dos clientes.
- P4: Preços: qualificar a gestão empresarial para formatar preços de forma competitiva e rentável.
- C1: Contratos: formalizar acordos via contratos aderentes ao escopo e condizentes com uma relação comercial para ambas as partes, dando a devida segurança jurídica tanto para o cliente como para a agência.
- C2: Controles: monitorar toda a entrega a partir de controles que gerenciam o escopo acordado, estabeleçam métricas de desempenho e que tangibilizem demandas de ajustes contratuais quando necessário.
A liderança do SINAPRO na transformação do negócio
O presidente da Fenapro destaca que a fórmula P4C2 reforça a atuação do Sinapro como um agente de fomento, fornecendo o suporte estratégico para que os empresários possam dominar os aspectos de gestão, que são tão críticos quanto a criatividade e a estratégia.
“No momento que a Reforma Tributária pressiona as margens e exige maior rigor fiscal, o P4C2 é o método ideal para garantir que cada negócio saiba calcular seus custos, negociar seus preços de forma rentável e proteger-se legalmente”, afirma Daniel Queiroz, ao lembrar que o maior desafio do empresário de agência é conseguir tempo para tirar a cabeça do dia a dia do cliente e focar no planejamento da sua própria empresa.
Ana Celina Bueno, Diretora no Ciclo de Gestão 2020-2025, e que assumirá a Presidência da FENAPRO a partir de 2026, observa que a criação da Fórmula P4C2 nasceu da escuta ativa e profunda das demandas reais de gestão das agências, que, muitas vezes, ficam presas ao operacional e perdem rentabilidade. “Não é apenas uma teoria, é um guia prático, com metodologia modular e integrada, que traduz o crescimento de receita em segurança jurídica e excelência na entrega. O nosso objetivo é que o empresário da propaganda tenha em mãos um roteiro de excelência para profissionalizar sua gestão e, consequentemente, maximizar a rentabilidade do seu negócio de forma sustentável,” ressalta Ana Celina.
Desenvolver nas agências a cultura de gestão que envolve [planejamento, prospecção, proposta, preços, contratos e controles] é o principal objetivo do P4C2. O presidente da Fenapro, Daniel Queiroz, observa que não se trata apenas de um curso, mas de um framework que conecta as pontas do negócio, desde a primeira prospecção até o monitoramento da entrega, tudo conectado à estratégia da agência. “É a nossa contribuição direta aos desafios de rentabilidade e profissionalismo do mercado”, conclui Daniel Queiroz.
O lançamento da Fórmula P4C2 estará disponível para as agências associadas ao Sinapro. O programa de capacitação terá conteúdo online e interações presenciais em torno de workshops para maior exercício dos métodos a serem adotados pelos empresários e executivos de agências.
