O Sindicato de Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) promoveu diversas ações voltadas para o fortalecimento do mercado em todo o estado em 2024, incluindo ações de qualificação profissional, eventos e projetos próprios direcionados às agências associadas.
No segundo semestre, entre os destaques, esteve o Workshop de Mídia 360, realizado em Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista. Conduzido pela Head de Planejamento e Mídia da Leiaute Propaganda, Juliana Montenegro, o curso abordou conceitos, tendências e exemplos práticos de mercado.
Na ocasião do Workshop, o Sinapro-Bahia promoveu encontros nas três cidades participantes, reunindo líderes e representantes de agências locais para apresentar as principais ações da entidade e trocar ideias sobre o mercado publicitário.
Sempre atento às transformações do mercado, promoveu ainda dois encontros exclusivos para associados, em parceria com especialistas. A palestra “Como as mudanças na LGPD podem impactar sua empresa”, com a Dra. Fernanda Chaves, e a palestra “IA na Comunicação: como ela pode me ajudar hoje?”, ministrada por Marcos Silva, sobre como a inteligência artificial pode otimizar a produtividade e comunicação, realizada com a ATcom Comunicação Corporativa.
As ações institucionais também tiveram um papel importante no ano passado. Foi lançado o Memorial da Propaganda, o primeiro espaço dedicado à história da publicidade baiana, idealizado por Nelson Cadena, com o apoio do Sinapro-Bahia. Foram realizadas também campanhas em datas comemorativas, em especial ao Dia Nacional do Outdoor e ao Dia Mundial da Propaganda. A entidade também fez homenagens pelos 64 anos de atuação de Roberval Luania e prestou uma homenagem especial ao saudoso publicitário Washington Olivetto.
Outro evento de destaque foi a edição 2024 do Cannes Lions Road Show, realizado na comemoração dos 37 anos do Sinapro-Bahia em outubro. Em parceria com a Fenapro, o encontro foi comandado por Alexis Pagliarini, que apresentou cases vencedores e análises sobre as tendências e novidades trazidas pelo Cannes Lions, o festival de criatividade do mundo.
A entidade esteve presente em eventos relevantes do mercado, como o Prêmio ADEMI 2024, o Prêmio Montesuma – UFRB, a solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Outdoor, o Encontro Baiano de Comunicadores – SEBRAE-BA, os 80 anos do Sinapro-São Paulo, encerramento do concurso Outdoor Universitários, entre outros.
O Sinapro-Bahia também celebrou a adesão de novas agências associadas, como a EOS de Valença, a I Do e a Tripé em Salvador. Além disso, apoiou eventos relevantes como Maxximidia 2024, o Curso de Video Innovation – GMBA e o CENP Educa. O ano também marcou o fortalecimento de parcerias estratégicas, com a Adobe e a fintech Clara, ampliando os benefícios para as agências associadas.
Com foco em toda a Bahia, o Sinapro-Bahia continua dedicado ao aprimoramento constante do setor e das agências associadas. Para 2025, muitas ações estão planejadas para fomentar a inovação em todas as regiões do estado.