Nesta terça-feira, 29, o Sinapro-Bahia esteve presente na cerimônia de lançamento do Memorial da Propaganda, um projeto idealizado pelo pesquisador, jornalista e publicitário Nelson Varon Cadena, que cedeu seu acervo para o espaço, primeiro no estado totalmente dedicado à memória da propaganda baiana e brasileira. O evento ocorreu na Unifacs, que abrigará o Memorial, e contou com a presença de convidados e representantes do Sinapro-Bahia, ABAP Bahia, Central de Outdoor Bahia, Sepex Bahia e ABMP, que contribuíram para a realização do projeto.
Para discutir a importância dessa iniciativa e compartilhar experiências sobre a evolução do mercado publicitário ao longo dos anos, foi realizada uma mesa redonda, com a participação do presidente do Sinapro-Bahia, André Mascarenhas; Anaiçara Góes, diretora da ABAP Bahia; Rafael Linhares, diretor da Central de Outdoor Bahia; Pedrinho da Rocha, presidente do Sepex Bahia; Lucas Reis, presidente da ABMP; e Cadena. Vera Rocha, CEO da Rocha Comunicação e conselheira do Sinapro-Bahia, Roberval Luânia, vice-presidente do conselho nacional da Central de Outdoor, também prestigiaram a cerimônia.
Segundo Nelson Cadena, o lançamento do Memorial marca um importante passo para a conservação da história e para a pesquisa em propaganda na Bahia. “O desafio agora é migrar parte do acervo físico para o digital, ampliando seu alcance, por meio de editais focados na preservação e continuidade desse patrimônio”, afirma.
Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Memorial, com uma exposição das peças históricas que irão compor o acervo. “Com muita alegria, reunimos aqui as principais entidades para apoiar Cadena neste marco para o nosso mercado”, ressaltou André.