Pesquisa feita pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) em todo o Brasil, e que considerou diferentes aspectos da frequência de consumidores nos empreendimentos, como meios de pagamento, motivo de escolha do shopping e outros, reforça que o universo de pets é um segmento que ganha força no Brasil.
Nos 26 estados da federação e o Distrito Federal, o levantamento apontou que 73% dos frequentadores possuem pet e, destes, 30% passeiam com seus animais nos shoppings, público que se aproxima das 97 milhões de pessoas ao mês. Esse hábito atinge, principalmente, o público de maior renda. Entre os que ganham acima de 15 salários mínimos, 53% costumam passear com o bichinho no shopping.
Entre os serviços mais utilizados nos shoppings de todo o país, o pet shop é o quinto mais procurado pelos consumidores, ficando atrás apenas de caixa eletrônico, agência bancária, lotérica e serviços de estética.
No número global das regiões brasileiras, o percentual mais alto de público que frequenta o empreendimento com um pet é o Nordeste, com 34%, enquanto a média nacional é de 30%. As praças que mais registram passeios com os pets no shopping são Curitiba (42%), São Paulo (41%), Belo Horizonte e Salvador (ambas com 38%) e os adultos de 20 a 29 anos são os que mais levam seus bichinhos de estimação aos empreendimentos.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, afirmou que a pesquisa, que trata também de aspectos como decisão de compra e meios de pagamento, tem o objetivo de “radiografar” o setor e mapear o comportamento desse cliente. “A frequência de donos de pets e busca por produtos para animais mostram que os shoppings têm relevância como ambiente para passeio e compras”, destaca o executivo.
Segundo os dados, dos 73% dos frequentadores que responderam possuir pets em casa, 83% apontaram ter cachorros e 42% gatos.