sexta-feira, dezembro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoSET Expo vira palco de debate sobre o futuro da publicidade

SET Expo vira palco de debate sobre o futuro da publicidade

O SET Expo, um dos mais importantes eventos de tecnologia e negócios de mídia do país, se tornou palco de debate sobre os canais FAST e a crescente migração dos consumidores para a TV conectada. No painel “FAST: Da Aceleração à Sustentação — A Gravidade Agora Trabalha a Nosso Favor”, o CRO da Ads Plus, Marcio Zorzella, conduziu um bate-papo com nomes de peso como Janaina Tadeu, Gerente de Estratégia de Conteúdo da LG Electronics; Daniel Ribeiro, Executivo Global de Comunicação do Omnicom Media Group no Brasil; e Rafa Dias, Diretor Geral e Fundador do Dia Estúdio.

O ponto central da conversa foi a evolução do modelo de conteúdo gratuito e com anúncios, que está se consolidando como um pilar de negócios, superando a fase de tendência. Segundo Zorzella, ainda há um vasto território a ser explorado. “Estamos vivenciando uma tendência global e caminhando para um modelo que redefine a televisão. A sala de casa voltou a ser o centro do entretenimento para a família e, apesar dos desafios naturais de ser pioneiro, estou empolgado com o que ainda está por vir”, afirmou.

Janaína Tadeu, da LG, ressaltou a importância da colaboração da indústria para impulsionar esse crescimento. “Para mim, toda a indústria funciona por três pilares: Plataforma, Conteúdo e ADS. Nossa aceleração agora depende do engajamento da indústria para que consigamos rodar essas três engrenagens na mesma velocidade”, disse.

O painel também abordou a constante transformação do cenário da televisão, com 54% dos lares brasileiros já equipados com uma TV conectada, segundo dados do Pnad TIC. A migração para os canais FAST se apresenta como uma revolução no consumo de conteúdo, impulsionada por novos modelos de negócios. Rafa Dias, Diretor Geral da DiaTV, exemplificou essa transição. “A Dia surge de uma necessidade. Eu, como consumidor, não me identificava com o que passava na TV aberta. A ideia era levar o conteúdo dos influenciadores para uma programação linear no YouTube e, agora, estamos evoluindo para migrar cada vez mais para os canais FAST”, complementou o executivo.

Apesar do otimismo, o painel destacou que ainda há desafios a serem superados. Daniel Ribeiro, do Omnicom Media Group, apresentou uma visão mais ponderada sobre o estágio atual do mercado. “Os canais FAST ainda não estão no lugar de entendimento do mercado. Precisamos de um esforço coletivo para elaborar três pontos principais: Métricas, uma Curadoria eficiente e ferramentas que possibilite escalar a compra nos canais FAST e uma Educação mais aprofundada para o mercado”, explicou Ribeiro.

Apesar de ser um mercado em amadurecimento, a visão dos especialistas no SET Expo é de otimismo. A transformação da televisão para uma “tela gigante de celular na parede” está acontecendo, e o ecossistema FAST tem o potencial de ser a força gravitacional que atrai e sustenta o futuro do entretenimento e da publicidade. O consenso é que, ao alinhar a publicidade com a tecnologia, a indústria poderá destravar um novo ciclo de crescimento e monetização eficiente, onde a gravidade, que antes segurava o avanço, agora trabalha a favor da inovação.

Artigos relacionados

Novidades