O consumo de luxo no Brasil tem um público cada vez mais bem definido. Um levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizado por meio da plataforma de inteligência de dados “Insights Hub”, revela uma elite de consumo de alto poder aquisitivo, com hábitos sofisticados e forte afinidade com crédito, investimentos e viagens. O estudo identificou 7,5 milhões de brasileiros com perfil premium, grupo com alta propensão ao consumo de artigos de luxo e comportamento financeiro acima da média.
“Esse público representa o topo da pirâmide de consumo, com alta capacidade de gasto e hábitos que mesclam sofisticação, planejamento e conveniência. O interessante aqui é perceber como os dados de comportamento e estilo de vida complementam a leitura financeira tradicional. Isso permite entender o consumidor premium de forma mais completa, indo além do poder de compra e olhando para o contexto de decisões e hábitos”, explica o Diretor de Software Solutions da datatech, Gustavo Monteiro.
Entre os consumidores premium, predomina um perfil maduro e de alta renda: metade tem mais de 49 anos e 57% possuem renda superior a R$10 mil mensais. Além disso, 49% é sócia de empresa, reforçando o poder de decisão e a relevância econômica desse público. A maioria utiliza cartões de crédito de categoria premium, e muitos são usuários frequentes desses meios de pagamento, o que evidencia alto poder de compra e recorrência nas transações. Abaixo, confira os gráficos que detalham os recortes comportamentais e a distribuição por faixa etária desse grupo:
![]() |
Entre os consumidores premium, quase 90% resgatam milhas e 6 a cada 10 são considerados viajantes, com forte propensão a esse estilo de vida, comportamento que reforça o vínculo com o universo de experiências exclusivas. Além disso, trata-se de um público altamente conectado, que utiliza tecnologia e crédito como ferramentas de conveniência e diferenciação.
“Mapeamentos como este, que realizamos por meio do Insights Hub, mostram o quanto análises baseadas em dados de mercado podem impulsionar a estratégia de marcas que querem se conectar com o público certo, no momento certo e com a mensagem certa”, destaca Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian.
A elite de consumo brasileira está concentrada principalmente no Sudeste (60%), com destaque para o estado de São Paulo (39%) e a capital (18%), especialmente nos bairros Vila Mariana, Perdizes e Pinheiros. Campinas, no interior paulista, aparece na sequência como segunda cidade com maior concentração desse público. Na visão por regiões, em sequência figuram o Sul, que reúne 16% dos consumidores premium, e o Nordeste, com 12%, completando o top 3 das regiões com maior presença dessa elite de consumo. Abaixo um gráfico mostra a distribuição desse público nas regiões do país:
![]() |


