sábado, dezembro 21, 2024
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Seja um Thought Leader – Por Paulo Moreti

Hoje, destacar-se não é apenas uma vantagem, é uma necessidade!

Você já imaginou que você pode transformar sua marca pessoal em uma liderança de pensamento (Thought Leadership), pois é, essa é uma estratégia poderosa para estabelecer-se como uma autoridade em sua área de atuação. Quero trazer para você hoje, alguns métodos eficazes para alcançar esse status, ajudando você a moldar sua marca pessoal de forma que influencie seu mercado e crie por meio de sua marca pessoal um impacto duradouro.

Mas primeiro para aqueles que ainda não possuem familiaridade com os temas, é fundamental entender o que são marca pessoal e liderança de pensamento. Sua marca pessoal é a imagem única que você projeta no mundo, encapsulando suas habilidades, experiências, valores, crenças, diferenciais competitivos, posicionamento entre outros pontos tão importantes quanto. Thought Leadership, por outro lado, é a extensão dessa marca, posicionando você como uma referência em sua área de atuação ou mercado, alguém que lidera com ideias, inspira e inova.

Mas, Paulo, como eu posso me tornar um Thought Leader?

Bom para mim esse processo começa com a construção de uma marca pessoal bem estruturada por meio do autoconhecimento, gerando todo um posicionamento assertivo que te dará base para o primeiro passo para se tornar um líder de pensamento que é identificar claramente seu nicho de especialização.

Gostei muito da explicação que @LoranMariano trouxe em seu artigo sobre esse tema que diz:

“Nos anos 90 as empresas começaram a entender que “a razão pela qual a liderança de pensamento é um pré-requisito [para obter uma vantagem competitiva] é porque a confiança é um pré-requisito, e a liderança de pensamento é uma forma de construir confiança” à medida que a internet se tornava mais democratizada e o conteúdo proliferava na virada do século.”

Quando trato de identificar claramente o nicho de especialização, quero dizer que isso envolve uma profunda introspecção e análise do mercado para entender onde você pode contribuir de maneira mais significativa. Minha indicação é que você escolha uma área que você seja apaixonado(a) e onde você possa continuamente expandir seu conhecimento e habilidades.

 

Também aconselho sempre meus mentoreados em gestão de marca pessoal que entendem a importância estratégica e desejam se tornar Thought Leaders, pensem muito bem sobre criação de conteúdos de alto nível. Porque se para mim o desenvolvimento de estratégia de marca pessoal é a espinhal dorsal, diria que o coração do Thought Leadership é o conteúdo que ele compartilha. Desenvolver conteúdo original, relevante e valioso que ressoe com seu público é crucial, e isso pode ser feito de diversas formas, tais como: blogs, artigos, livros, podcasts e vídeos. Pense sempre que seu conteúdo deve não apenas refletir sua expertise, valores e posicionamento, mas também oferecer insights novos que provoquem reflexão e discussão saudáveis.

Neste processo de desenvolvimento ou de construção dessa liderança de pensamento, o engajamento com a comunidade também é fundamental para construir e sustentar sua posição como líder de pensamento. Então para que isso se consolide de forma assertiva e estratégica você deve participar ativamente de redes sociais, fóruns profissionais, mesas redondas, podcasts e conferências. Para facilitar esse processo o netweaving é uma ferramenta poderosa que recomendo sempre aos meus clientes que a utilizem, pois permitirá que você expanda sua influência e construa uma comunidade de seguidores engajados.

Nesse processo de construção para se tornar um líder de pensamento, você precisará trabalhar dois pontos que constantemente comento em meus materiais e novamente pontuo muito para meus clientes que são a autenticidade e consistência. A consistência é transmitida na forma como você apresenta sua marca e interage com seu público, o que é vital para construir confiança e credibilidade. Já a autenticidade em suas interações é primordial para alguém que busca se tornar um líder de pensamento; sua genuinidade será um fator chave para atrair e manter seguidores/colaboradores/pares etc., leais.

Por fim um líder de pensamento jamais pode pensar em ficar em sua zona de conforto, afinal inspirar, também significa estar atualizado, conectado com tudo que está acontecendo de tendências em sua área de atuação. Por exemplo, em meu mercado que vem se tornando cada vez mais conhecido e diria até necessários para todos os profissionais mas principalmente para os C-Leve´s, muitas pessoas vem se promovendo com experts neste tema, alguns com consistência e muitos com promessas fake, então como posso me destacar em meu mercado me tornar um líder de pensamento, simples atento a sua estratégia de marca pessoal e tendências… Explico já escrevi 5 livros nesta área e recentemente terminei meu novo livro que está em faze de negociação com a editora que é ligado a um tema muito atual , a inteligência artificial, mas não para por ai, desenvolvi com um parceiro em Portugal duas ferramentas de inteligência artificial para a gestão de marca pessoal, automaticamente me dando destaque no tema, gerando curiosidade e interesse de muitas pessoas em saber como funciona. Resumindo esse parágrafo, estou falando de life long learning e atenção ao que o mundo pode oferecer e que você pode se “apropriar” para se tonar essa referência em sua ária, ou seja, um Thought Leader

Lembre-se sempre que o campo de liderança de pensamento está sempre evoluindo, permanecer relevante significa estar em constante aprendizado e adaptação. Investir em sua educação e estar atento às tendências atuais garantirá que sua liderança de pensamento continue respeitada e influente.

Por fim minha visão sobre esse tema é clara, transformar sua marca pessoal em uma liderança de pensamento não é uma tarefa fácil, requer dedicação, estratégia e um compromisso contínuo com a excelência. Ao seguir esses pontos que disponibilizei, você pode construir uma marca que não apenas se destaca estrategicamente, mas que também inspire e lidere em sua área de atuação.

Espero ter contribuído um pouco mais com o desenvolvimento da sua marca pessoal com esses meus insights e que eles sirvam como um ponto de partida para sua carreira.

Caso precise ir mais fundo, estou por aqui.

www.paulomoreti.com e-mail:contato@paulomoreti.com

Instagram:@opaulomoretil

inkedin: paulo-moreti

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