A 20ª edição da Semana de Comunicação da Uva (SECOM) começa no próximo dia 17 e vai até o dia 20 de junho. Sob o tema “Reflexões Interdisciplinares na comunicação”, o evento é gratuito e a edição de 2024 tem uma programação híbrida, com encontros virtuais e presenciais, que acontecem simultaneamente.
O tradicional evento, aberto à comunidade, é realizado pelos estudantes dos cursos de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade da Universidade Veiga de Almeida. Também objetiva trazer informação, entretenimento e oportunidades de network e estágio a todos os participantes.
A abertura da SECOM acontecerá no dia 17, às 10h10, com a palestra on-line: “Jornalismo e o mundo do marketing”, proferida pela jornalista Priscilla Oliveira, editora chefe do Mundo do Marketing. Em seguida, às 18h40, acontece a palestra on-line “Comunicação disruptiva”, com a jornalista Cristina de Lucca, do The Shift, e do empresário Ricardo Monteiro, COO da Tunad.
Com ampla diversidade de assuntos e atividades, a 20ª SECOM continua no dia 18, a partir das 10h, com apresentações on-line e oficinas presenciais até às 19h, quando encerra as atividades com Thaisa Coelho, Head de Produto do G1, que apresenta a palestra: “Fato ou fake? Como sobreviver na era da desinformação?”
O terceiro dia (19) do evento inicia mais cedo, às 8h20 e está recheado de palestras e oficinas presenciais sobre Publicidade, Comunicação Institucional e Videomaker, com destaque para o depoimento online – “De estagiário a embaixador da Globo: a trajetória profissional do jornalista e ex-aluno da UVA”, que acontece às 17h, com João Henrique Reis. Para fechar o dia, o advogado Rodrigo Cruz apresenta a palestra sobre a LGPD, às 19h.
A quinta-feira (20) é o último dia do evento e possui uma agenda igualmente permeada por excelente conteúdo, com atividades presenciais e online. Começa a partir das 8h20, com a oficina presencial “Olhar fotográfico”, produzida pelo núcleo de fotografia da Universidade Veiga de Almeida, o Nfoto. Às 10h, a Gerente de Marketing do Grupo Relaxmedic, Camila Cruz, fala por meio da plataforma online sobre Estratégias de Comunicação e Marketing na área da Beleza e da Saúde: o case “Relaxmedic”. Simultaneamente, às 10h, a Professora Doutora em Ciências Ambientais Viviane Japiassú facilita a oficina presencial: “Construção ética da inteligência artificial e dos algoritmos”.
Em seguida, o Professor Doutor Paulo Passos, do Lab Ideias Tijuca, ministra uma oficina no campus Tijuca sobre “Construção de narrativas periféricas no audiovisual”, às 14h. Os jornalistas Victor Yemba e Vinícius Fernandes falam sobre a “Criação de conteúdo no jornalismo: os desafios e as ferramentas do dia a dia”, às 18h40, via plataforma online.
A palestra de encerramento da SECOM 2024 acontece às 19h, e apresenta uma reflexão sobre as construções narrativas da guerra Israel-Palestina, e é proferida pela coordenadora do curso de Relações Internacionais, Professora Verônica Pires.
“A Semana de Comunicação da UVA é uma tradição, consolidando-se como um espaço de troca de conhecimentos, experiências e ideias entre os futuros profissionais da área. Através de palestras, workshops, mesas-redondas e outras atividades, os participantes têm a oportunidade de se aprofundar em diversos temas”, explica Erica Ribeiro, coordenadora do Curso de Publicidade da UVA. “Este ano, buscamos a interdisciplinaridade, tão importante para nossos estudantes, pois amplia a visão deles não somente sobre o mercado, mas todas as atividades e ações que podem compor nossa profissão. Mais do que um evento, a Semana de Comunicação da UVA é uma experiência imersiva que transcende os limites da sala de aula”, finaliza Altayr Derossi, coordenador de Jornalismo da UVA.
Para se inscrever basta entrar no Sympla. As palestras presenciais acontecerão no Campus Tijuca – Rua Ibituruna 108. A programação completa pode ser vista aqui: https://sway.cloud.microsoft/ajBmNzQV4f1OmfaO?ref=Link.