terça-feira, novembro 5, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoSECOM conquista o PR Week Global Awards 2015

SECOM conquista o PR Week Global Awards 2015

O programa de divulgação do Brasil no exterior da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM-PR) foi o ganhador do PR WEEK GLOBAL AWARDS 2015 na categoria Campanha do Ano – Setor Público.

As ações desenvolvidas pela CDN e sua parceira FleishmanHillard apresentadas no case “Fora do Campo: o Brasil na Copa do Mundo da FIFA 2014” destacaram as iniciativas para apoiar a mídia internacional cobrindo o evento e aproveitar a oportunidade para mostrar a diversidade brasileira e o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável.

Com um programa de comunicação estratégica integrada incluindo assessoria de imprensa e mídias sociais, as ações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM-PR) resultaram em mais de 7.000 matérias entre outubro de 2013 e o final da Copa do Mundo. Uma média de 200 matérias por mês e 2.800 entre junho e julho de 2014. O número de seguidores do canal em inglês BrazilGovNews nas redes sociais cresceu 40% no Twitter e 33% no Facebook.

Durante a Copa do Mundo, a SECOM coordenou a implementação de Centros Abertos de Mídia (CAM) nas 12 cidades-sede, em parcerias com governos estaduais e prefeituras. A iniciativa é inédita na história das Copas do Mundo. Diversos ministérios estiveram envolvidos na operação dos CAMs, com a participação de 60 jornalistas e assessores de imprensa do governo.

Localizado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, o Centro Aberto de Mídia João Saldanha foi a maior estrutura para a mídia credenciada ou não pela FIFA. Mais de 4.200 jornalistas de 88 países estavam credenciados e usaram o centro diariamente como área de trabalho para a cobertura do mundial. Durante mais de um mês, os jornalistas tiveram acesso a conteúdo, porta-vozes, eventos como degustações de comidas brasileiras e puderam participar de visitas a projetos de relevância para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

O conteúdo publicado pela imprensa incluiu pautas além do evento esportivo e incorporou a perspectiva brasileira em temas como economia, desenvolvimento social, sustentabilidade e infraestrutura. As matérias foram publicadas em mais de 12 línguas, incluindo praticamente todos os grandes veículos de mídia global.

Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, a Copa do Mundo se revelou uma oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo sua diversidade cultural, capacidade de organização e reforçar a imagem do país no exterior. “Foi um trabalho digno de reconhecimento internacional”, disse.

O PRWeek Global Award é o oitavo prêmio internacional recebido pela iniciativa inovadora do governo brasileiro implementada pela CDN e a FH. “Essa conquista confirma a importância do programa de comunicação internacional da SECOM e a qualidade do trabalho realizado pelas agências parceiras. O prêmio é ainda mais importante considerando a força dos cases concorrentes, do Reino Unido e da Rússia”, afirmou João Rodarte, presidente da CDN Comunicação.

A CDN e a FH prestam serviços à SECOM-PR desde 2009 na promoção da imagem do Brasil no exterior a partir de ações contínuas e proativas de comunicação focadas na mídia internacional, analistas e tomadores de decisão. Além de manter relacionamento com a imprensa internacional e iniciativas de comunicação direta com formadores de opinião, o projeto é responsável pelos perfis internacionais da SECOM-PR no Facebook e no Twitter (www.facebook.com/BrazilGovNews e https://twitter.com/BrazilGovNews).

Artigos relacionados

Novidades