Luis Mario Bilenky assumirá a partir de hoje (13) o cargo de CEO da Saraiva, rede varejista de conteúdo, com foco em educação, cultura e entretenimento. Eleito pelo novo Conselho de Administração, o executivo terá como missão implementar e refinar as estratégias de reestruturação e crescimento econômico da companhia.
Bilenky possui extensa experiência em varejo, com atuação em companhias multinacionais e nacionais. O executivo foi presidente e CEO da Blockbuster e Fototica; e no McDonald’s, onde foi diretor de marketing para a América Latina. Também atuou no Grupo Fleury, onde ocupou o cargo de diretor executivo, e no Hospital Infantil Sabará, de onde foi sócio e presidente.
“O Mercado livreiro, no Brasil e no mundo, passa por uma fase de transformação e adaptações relevantes, mas tenho convicção de que o livro tem lugar garantido no futuro!”, afirma Bilenky. “ Estou muito feliz e confiante. É uma honra estar à frente de uma empresa centenária e poder contribuir para o contínuo crescimento do hábito da leitura e sua força transformadora na vida das pessoas”, completa o executivo.
A escolha do executivo foi realizada pelo novo Conselho de Administração da Saraiva que passa a contar, a partir desse ano, com dois novos membros: Augusto Marques da Cruz Filho, com passagens pelo Grupo Pão de Açúcar, Tintas Coral, Fundação Seade e Banco Itaú. Atualmente atua como membro do conselho das empresas BRF, General Shopping e JSL; e Antonio Salvador, que atuou como Chief Digital Officer e vice-presidente de RH, Sustentabilidade e Gestão do Grupo Pão de Açúcar por quase 7 anos e também como conselheiro do grupo. Antes, teve passagem pela Hewlett-Packard, pela PwC e IBM Global — EUA e Brasil. Os conselheiros reeleitos: Jorge Saraiva Neto, Maria Cecilia Saraiva Mendes Gonçalves e Olavo Fortes Campos Rodrigues Jr. já faziam parte do board no exercício anterior.