Em meio a uma vida restrita imposta pelo isolamento social, tudo aquilo que remete à liberdade se torna aspiração, mas a arte e as cores continuam sendo motores das melhores emoções.
Pensando nisso, o Nalata Festival está promovendo um movimento de arte urbana em São Paulo, pintando nove empenas (nome técnico para as laterais de prédios que não têm nenhuma abertura) na busca por colorir e decorar a cidade para quando a vida ao ar livre voltar à normalidade e pudermos voltar às rotinas fora de casa. As obras serão desenvolvidas por artistas nacionais e internacionais entre junho e agosto, seguindo as normas de segurança e recomendações da OMS.
O evento físico do Nalata Festival estava previsto para acontecer em abril de 2020 nas ruas de São Paulo. Em respeito ao isolamento social, o evento foi adiado, mas a ideia de espalhar arte pelas ruas, assim como a própria arte urbana, resiste e continua de pé.
“A arte tem o poder de transformar a vida das pessoal e o nosso objetivo é trazer um pouco de esperança e cores com essas pinturas, depois tantos momentos difíceis que passamos. E poder contar com a participação de grandes artistas nesse momento é essencial”, comenta Luan Cardoso, Curador do Nalata Festival.
Artistas confirmados: Pri Barbosa, Mari Matz, Alex Senna, Enivo, Mateus Bailon, Marcelo Eco, Evol, Rafael Sliks e comparticipações internacionais como Gleo (Colômbia) e Paola Delfim (México).
“Em um momento delicado como esse, o que nos conforta basicamente é a arte. Seja através de uma live, o trabalho novo de um artista, a parede da sua casa que você mesmo resolveu pintar. E com esse mindset, pensamos: por que não deixar a cidade mais colorida para quando todo mundo voltar às ruas? “, comenta Juliano Libman, diretor da Agência InHaus, responsável pela realizadora do festival.
“Conseguir tirar do papel um projeto tão significativo, em um momento tão crucial e com apoio de marcas que enxergam este momento, diz muito sobre o poder e a influência que a arte tem nas nossas vidas”, completa Luiz Restiffe, diretor da InHaus.
Quem não consegue ficar em casa e precisa circular pela cidade, pode conferir as cores e a arte tomando conta da capital paulista. E quem ainda está de quarentena, pode acompanhar a cobertura do festival pela internet, através do site nalatafestival.com.br, acompanhando o processo de desenvolvimento das obras.
Na comunicação do festival, o Nalata e a agência Lew’Lara\TBWA levantam questionamentos importantes sobre o que é arte, assinando a campanha com o conceito “Arte lá fora”. “Arte tem preço? Arte tem público? Arte tem lugar?” São algumas das perguntas feitas ao público.
O Nalata Festival é um movimento que une forças. A realização é da Agência InHaus e da Produtora Nalata, e as ações de marketing e as demais peças da campanha foram desenvolvidas pela agência Lew’Lara\TBWA, e produção da MyMama, com direção de cena de Roguan.