Entre os dias 29 e 30 de agosto acontece em São Paulo, o Fórum WEPs 2018: Um diálogo entre a União Europeia e os países da América Latina e Caribe, evento que busca reconhecer os avanços e inspirar as empresas a perseguirem sua jornada pela igualdade de gênero. Realizado pela ONU Mulheres, o encontro viabiliza exemplos de boas práticas de negócios de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, sigla em inglês) na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica, Uruguai e em países da União Europeia.
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – participa do evento no dia 30, sendo representada pela presidente executiva, Sandra Martinelli no painel “Global Unstereotype Alliance: Uma iniciativa da ONU Mulheres para unir líderes de empresas B2C para endereçar a prevalência de estereótipos da propaganda” sobre a articulação da ABA no Brasil junto à ONU Mulheres, associados globais e parceiros que participam do movimento para sua implementação no Brasil, com suporte da WFA – World Federation of Advertisers. Na ocasião, Sandra fará uma apresentação contando sobre o apoio à ONU Mulheres para trazer o piloto da aliança ao Brasil.
“Estar ao lado de grandes líderes do mundo corporativo e do terceiro setor é motivo de muito orgulho e satisfação para nós. A razão da nossa presença neste fórum alinha-se ao propósito da ABA de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade, compromisso que nos conecta diretamente com o que está sendo debatido neste fórum.
No Brasil, estamos trabalhando fortemente para trazer à luz o combate aos estereótipos em um dos mercados mais pulsantes desta indústria em todo o mundo. Temos conosco a força de mais de 130 empresas associadas, dos mais diversos segmentos da economia, envolvendo líderes nas discussões de aspectos éticos, sociais, econômicos e técnicos da comunicação e marketing. Nesta esteira, temos centenas de fornecedores, com empresas de todos os portes sendo engajadas”, afirma Sandra Martinelli.
O painel também contará com apresentações de Fernando Fascioli – CEO da McCann Worldgroup para américa latina e Caribe (McCann é membro global da Global Unstereotype Alliance), Isabel Aquino (Diretora da Heads propaganda, empresa signatária dos WEPs e parceria da ONU Mulheres que desde 2016 vem medindo a cada 6 meses como mulheres e homens são retratados na propaganda no Brasil) e Isabela Aggiunti, responsável pelo Marketing Science no Facebook Brasil (Facebook também faz parte da Global Unstereotype Alliance).
No evento, a ABA irá distribuir o Guia para a Representação Responsável de gênero na Publicidade, que busca inspirar profissionais de marketing a trabalharem com menos estereótipos em suas campanhas, uma discussão que está cada vez mais ganhando relevância global, com a adesão de grandes anunciantes como Unilever, P&G, Mars, Diageo, J&J e Mattel, também suas associadas.
De acordo com Vanessa Vilar, Diretora Jurídica da Unilever LATAM, e Presidente do Comitê Jurídico, que abraçou este movimento, “Os associados da ABA já estão comprometidos com o marketing responsável e com as regras éticas estabelecidas no Código Brasileiro de Autorregulamentação publicitária do CONAR, que determina que toda publicidade deve ser respeitosa, honesta e verdadeira. Esse é mais um passo importante no avanço da ética publicitária, para que homens e mulheres sejam retratados na publicidade de forma a contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária”.