sábado, novembro 16, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoSalão de honra do talento latino no El Ojo 2023 homenageia Ana...

Salão de honra do talento latino no El Ojo 2023 homenageia Ana María Olabuenaga

Depois das marcantes homenagens a Marcello Serpa e Agulla & Baccetti, em 2022, a 26ª edição do El Ojo de Iberoamérica 2023, festival internacional de criatividade latina mais importante do mundo, prepara-se para homenagear dois grandes nomes da publicidade: a mexicana Ana María Olabuenaga, uma mais reconhecidas criativas da história da publicidade do Méxido e de toda a América Latina, com ideias e mensagens de grandes marcas que ressoam na mente dos consumidores mexicanos; e o espanhol Toni Segarra, um dos grandes líderes da criatividade latina e um dos mais reconhecidos profissionais da Espanha. O El Ojo ocorrerá nos dias 14,15 e 16 de novembro no espaço La Rural, em Buenos Aires, Argentina.

“O Salão de Honra do Talento Latino é um espaço criado no ano passado, por ocasião da 25ª edição do El Ojo, para homenagem do festival aos líderes que fizeram e fazem parte de seus momentos de encontros, inspiração e reconhecimento e que contribuíram para a construção de uma indústria criativa latina relevante, integrada e de destaque no mundo. Ter a “Imperatriz do México” Ana María Olabuenaga e o grande Toni Segarra eternizados em nosso Salão é

fantástico”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica.

Ana María Olabuenaga

Ana María Olabuenaga nasceu no México e estudou comunicação com especialidade em Jornalismo na Universidade Iberoamericana, onde se formou com louvor. No entanto, foi uma crise profissional na carreira inicialmente escolhida que a levou ao mundo da publicidade. “Você escreve muito bem, mas não funciona para o jornalismo” foi a frase que ela ouviu e que a fez dar uma guinada na carreira e começar a trabalhar como editora na Agência Bozell, em 1986.

Em pouco tempo conseguiu desenvolver o seu talento como redatora e seguiu para a agência Leo Burnett. Ana María foi a criadora do slogan “A mensagem está na garrafa”, uma das primeiras a se juntar a uma longa lista de claims eternizadas na cultura e na sociedade mexicana.

Foi na agência Terán\TBWA que Ana María conquistou definitivamente o mundo da criatividade. Um de seus maiores sucessos veio com o cliente El Palácio de Hierro, empresa muito tradicional no varejo mexicano. “Eu sou Totalmente Palácio” foi a frase criada por ela e que conseguiu posicionar a El Palácio de Hierro em outro patamar dentro da indústria mexicana, além de marcar o “antes e depois” na história da publicidade em seu país.

Graças ao sucesso na Terán\TBWA, assumiu o desafio de dirigir a Noble-D’Arcy, uma tradicional empresa transnacional que estava falida. Ana María decidiu mudar o rumo da agência e, com todo o seu talento e juntamente com a sua equipe, conquistou a conta do leite Lala, marca com a qual também teve grandes sucessos.

Com a venda da Noble-D’Arcy para a Publicis, Ana María manteve todo o seu quadro de funcionários e criou a Olabuenaga-Chemistri, associada à Publicis. Posteriormente, conquistou clientes como Nextel, Telefónica, Tecate e Bodega Aurrerá. Foram anos de muito trabalho e também de muitas conquistas. Certamente foi uma agência que soube se reinventar, evoluir e para depois se fundir com a Leo Burnett, em 2015.

Autora do livro “Linchamentos Digitais”, editado pela Paidós, Ana María está atualmente fazendo doutorado na Universidade Iberoamericana, dando continuidade à sua pesquisa de mestrado. O título preliminar é “Cancelar Cultura. Redes Sociais como amplificadores de colisão política, social e moral no México”. Ela também é consultora de negócios e marketing; colunista do jornal Milênio e das revistas Opinión51 e Alto Nível; comentarista do programa “Ao Vivo com Ricardo Rocha”; além de palestrante internacional.

Foi evidenciada como uma das 50 mulheres executivas mais relevantes do México, segundo a Forbes; uma das 35 mulheres mais importantes nos negócios do México, segundo a Expansión; e uma das 300 líderes do país, segundo a Líderes. Sua carreira foi reconhecida em 12 ocasiões, sendo as mais notáveis com o prêmio Mulher Executiva do Ano, o prêmio de carreira publicitária “Juanita Guerra”, Melhor Criativa do México no El Ojo de Iberoamérica (em 1998 e 1999); o Prêmio Carreira Publicitária do Círculo Criativo do México; o Prêmio Flama, Vida e Mulher da Universidade Autônoma de Nuevo León; e a Medalha Francisco Ibarra López de

Mérito Empresarial em Comunicação. O renomado intelectual mexicano Carlos Monsivaís a chamou de “A Imperatriz do Impacto Efêmero”.

Toni Segarra

Ele nasceu em Barcelona, Espanha, como José Antônio Segarra Alegre. Mas foi como Toni Segarra que transcendeu como o gênio das frases curtas e que, como poucos, soube antecipar e levar as marcas a conquistarem mercados e consumidores. É também um dos principais responsáveis por criar um estilo inconfundível na publicidade espanhola, contribuindo para colocá-la nos mais altos níveis de excelência no cenário internacional.

Seu interesse pelo mundo da publicidade começou quando trabalhava na gráfica da família – que na realidade já funcionava como uma pequena agência – vendendo serviços de impressão, texto, imagem e design. Instintivamente exercia a profissão, embora sequer a tivesse escolhido. Aos 25 anos formou-se em Filologia Hispânica, mas logo depois começou a trabalhar no mercado da publicidade.

Seu primeiro emprego numa agência de publicidade foi na Vizeversa, Barcelona, em 1986, como editor. De lá, mudou-se para a Contrapunto, em Madrid, exercendo o cargo de diretor criativo. Um ano depois regressou à Vizeversa, na ocasião em que a agência se associou ao grupo EWDB (mais tarde Euro RSCG). Em janeiro de 1991 foi um dos sócios fundadores da Casadevall Pedreño SPR (especificamente o S). Seis meses depois ele deixou a agência.

Em setembro de 1991 começou a trabalhar na Delvico Bates como responsável do departamento de criação. Sob sua liderança a agência alcançou, em 1994, o maior número de premiações conquistadas por uma agência em um único ano: um total de 85, além de ser a mais premiada do país por quatro anos consecutivos.

Em 1996 fundou a S, C, P, F… com Luis Cuesta, Ignasi Puig e Félix Fernández de Castro, seus grandes companheiros de jornada. Segarra e sua equipe fez história no El Ojo de Iberoamérica. Estabeleceu-se como a Melhor Agência na Espanha em 1999 e 2000, quando assinou campanhas icônicas como “Você gosta de conduzir”, para BMW; “Cidadãos de um lugar chamado mundo”, para São Miguel; “Qual é o cheiro das nuvens?”, para Evax; “O Banco das melhores empresas. E o seu”, para o Banco Sabadell; “Bem-vindo à República Independente da sua casa”; para a Ikea; entre muitos outros trabalhos. Toni ganhou o reconhecimento como Melhor Diretor Criativo da Espanha no El Ojo três vezes consecutivas: 1999, 2000 e 2001. E também foi palestrante no festival em 2001 e 2009.

Depois de décadas criando verdadeiros sucessos, em 2017 deixou S,C,P,F… para iniciar um novo projeto, o Alegre Roca, consultoria de comunicação junto ao sócio Luis Cuesta, em busca de novos cenários de trabalho e colaboração, para continuar construindo relacionamentos entre marcas e seus públicos.

Ganhou o primeiro GP da história da Espanha no Festival Cannes Lions, entre outros Leões, e o maior número de prêmios da história do Clube de Criativos da Espanha, que lhe valeu várias honrarias em 2019.

No final de 2021 – coincidindo com os seus 35 anos de carreira – publicou o livro “Toni Segarra e a publicidade. Conversas com David Torrejón”, publicado pela editora Advook. Nele, Segarra e Torrejón, jornalista especializado no setor, falam sobre os temas mais relevantes que afetam o mundo da publicidade: a criatividade, a comunicação, o ambiente digital e a crise mediática.

Pela sua humildade, define-se como um “homem que escreve anúncios”, mas do ponto de vista histórico foi e é muito mais do que isso.

FESTIVAL INTERNACIONAL EL OJO DE IBEROAMÉRICA 2023

Data: 14, 15 e 16 de novembro de 2023.

Local: Espaço La Rural, Prédio Ferial de Palermo, Buenos Aires, Argentina

Artigos relacionados

Novidades