O RioMarket – Área de Negócios do Mercado do Festival do Rio – e o China Média Group trocaram em cerimônia em Brasília um acordo de cooperação de longa duração.
Shen Haixiong, presidente do China Media Group, e Walkiria Barbosa, diretora do RioMarket e do Festival do Rio, assinaram, dia 20 de novembro, em Brasília, durante o evento de comemoração das relações entre o Brasil e a China o acordo de Cooperação entre as duas empresas.
O acordo tem por objetivo promover a divulgação do Audiovisual e fomentar a coprodução entre as duas nações.
O Festival do Rio e o Riomarket iniciaram, em 2008, uma relação com a China, trazendo para aquela edição do evento uma grande delegação. Em 2019, O RioMarket fez uma Mostra de filmes chineses com participação de grandes produtores chineses e do Consulado da China.
“Esta troca de Memorando é muito importante, principalmente pelo histórico que nós temos, o Festival do Rio e o Rio Market, em termos de cooperação com a China, quando em 2008, começamos todo este trabalho. Isso vai propiciar, acelerar o processo de coproduções e difusão da cultura brasileira na China e da cultura chinesa no Brasil.” Declara Walkiria Barbosa.
Desde 2023, o presidente do CMG Latin America, Zhu Boying, participa do evento para falar das atividades do grupo no Brasil.
O Grupo de Mídia da China (CMG) é um dos maiores conglomerados de mídia do mundo. Ele possui 51 canais de televisão, incluindo nove internacionais, 22 frequências de rádio voltadas para o público doméstico e programação em 80 idiomas, direcionada para audiências globais. Além disso, a presença digital em rápida expansão do CMG inclui a plataforma digital nacional de 5G, o serviço de streaming de áudio online do CMG, e suas plataformas móveis multilíngues.
O RioMarket é a área de negócios do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, que reúne há 26 anos, produtores, exibidores, distribuidores, de todas as janelas do audiovisual, além de profissionais da área criativa como roteiristas, diretores, fotógrafos, atrizes e atores, figurinistas, entre outros, criando um ambiente propício para a formação de parcerias e acordos comerciais.
Autoridades do setor, do Brasil e do exterior marcam presença no evento que é o maior mercado da América Latina.