domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoRioMarket, a área de negócios do Festival do Rio que começa dia...

RioMarket, a área de negócios do Festival do Rio que começa dia 7, sexta-feira, na ESPM

RioMarket, a área de negócios do Festival do Rio, o maior encontro de mercado de cinema e entretenimento da América Latina, começa dia 7, sexta-feira, na ESPM.

Adilson Xavier, publicitário e escritor, fala sobre storytelling. Em seguida Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio, conversa sobre marcas e entretenimento.

O maior e mais tradicional fórum de negócios e de intercâmbio de projetos para o audiovisual na América Latina, o RioMarket abre suas portas nesta sexta-feira, dia 7, agora em edição híbrida (presencial e online). O evento ocorre presencialmente até 13 de outubro, no campus Villa-Aymoré da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Glória, e tem também programações online, na plataforma Filmocracy. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site ‘www.riomarket.com.br’.

O conceito do evento é “Think locally, act globally”. “Produzir para o audiovisual hoje, quando alimentamos a preocupação de ocupar as salas de exibição, é buscar estratégias para que os conteúdos criativos de um local possam viajar pelo mundo, globalmente, sem estar preso a uma só janela”, diz Walkíria Barbosa, diretora do Festival do Rio. “E nenhum mercado do nosso setor hoje sobrevive apenas presencialmente. Todas as vitrines são importantes e o metaverso é uma delas”.

“Abrir as portas para o RioMarket é ir ao encontro do DNA da ESPM, uma escola que une mercado e academia sempre com o propósito de ajudar a desenvolver a indústria e promover conhecimento aos profissionais e aos nossos estudantes também”, diz Luiz Romero, diretor acadêmico da ESPM Rio.

A abertura oficial do RioMarket será feita por Walkíria Barbosa, Luiz Romero e Tony Chalita, Secretário municipal de Governo e Integridade Pública. Em seguida, a palestra de Alex Braga, presidente da Ancine, vai tratar de temas como os esforços de trazer o público às salas de cinema com a reconquista do Market Share para o cinema brasileiro.

Também nesta sexta, numa ação de sinergia com o Consulado dos Estados Unidos, o painel “Relações comerciais bilaterais na indústria audiovisual Brasil – EUA”, promovido em parceria com o Latin American Training Center (LATC), presidido por Steve Solot, vai contar com a participação de Francisco Perez, Public Affairs Officer do Consulado Geral dos EUA do Rio, William Nix, representante do Producers Guild of América (PGA), o sindicato dos produtores dos EUA, e representantes do audiovisual brasileiro.

Semeadora de talentos que nasceram e cresceram fora do terreno dos grandes estúdios estadunidenses, a produtora Rose Ganguzza e o diretor e produtor Antônio Campos vão conversar sobre o cinema Indie nos Estados Unidos. Esse foi o termo que se popularizou nos anos 1990, a partir de sucesso de “El Mariachi”, de Robert Rodriguez, para definir a produção independente americana, indo dos primeiros filmes de Quentin Tarantino (como “Cães de Aluguel”) até o recente “Runner”, da diretora Marian Mathias, laureado com o Prêmio do Júri no Festival de San Sebastián.

Paralelamente a esse painel sobre independência criativa na indústria americana e parcerias com o cinema de língua inglesa, o RioMarket aposta numa conversa sobre dramaturgia, com um analista dos meandros estéticos da contação de histórias: o publicitário Adilson Xavier. Autor de dois livros da série “Storytelling”, “Histórias Que Deixam Marcas” e “A Bomba Embaixo da Mesa”, ele conversa com um especialista em planejamento de mídia, Antonio Jorge Alaby Pinheiro, sobre a força estética do ato de narrar nestes tempos de mídias digitais. Ainda nesta direção, Antonio Jorge Alaby Pinheiro estará ao lado de Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio, e Giovani Marangoni, supervisor do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM, palestrando sobre as experiências positivas das marcas no mercado de entretenimento.

“O Festival do Rio celebra a mais envolvente, sedutora e popular forma de contar histórias. É, portanto, em sua essência, a grande festa do storytelling. E o RioMarket, seu fórum de debates, funciona como ponto de convergência dos talentos que participam do festival”, diz Xavier.

Cada vez mais ligados às narrativas cinematográficas, os games se firmam, dia a dia, como um veio estético e tecnológico para a cultura pop. Essa relevância crescente será abordada no RioMarket nesta sexta num colóquio de Roberto Fabri, Branding and Gaming VP na CCXP.

Ainda neste dia de abre-alas, o RioMarket fomenta uma discussão sobre as novas oportunidades de monetização do conteúdo no audiovisual e de comércio da web, como as NFTs (Non-Fungible Tokens), Metaverso e DAO. Falam sobre o tema Pedro Souza (MIPPO), Claudia Pedrozo (Fundação de Apoio ao Museu Paulista), Byron Mendes (MetaMundi), Kleber Prado (LIGA-FACENS) e Sylmara Multini (International Digital Group).

Ao fim do dia, o jornalista que transformou a revista “SET” numa bíblia para a cinefilia nacional vai ganhar os holofotes do RioMarket: o crítico Roberto Sadovski. O colunista do UOL fala sobre como a nostalgia virou o motor da cultura pop, a partir do sucesso das chamadas legacy sequels (como “Top Gun: Maverick”, a maior bilheteria do ano no planisfério cinéfilo, com US$ 1,4 bilhão de receita, e a série “Cobra Kai”). O RioMarket acontece até o dia 13 de outubro, sempre desbravando novos caminhos para a expressão audiovisual num corpo a corpo com as maiores produtoras do país e do exterior.

Artigos relacionados

Novidades