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Refrigerantes perdem espaço na cesta em 2024

A categoria de refrigerantes foi a que mais perdeu espaço no carrinho dos latino-americanos em 2024, com queda de 316 milhões de Consumer Reach Points (CRP) – métrica que combina penetração e frequência de compra. O dado é do ranking Brand Footprint Latam 2025, da Worldpanel by Numerator, que mostra como alguns fatores, a exemplo de mudanças nos canais e preocupações com saúde, vêm redesenhando o comportamento de consumo na região.

Segundo o reporte, 89% dos latino-americanos percebem as bebidas açucaradas como negativas e 38% declaram intenção de reduzir o consumo nos próximos três meses. “A queda no número de visitas ao comércio tradicional, somada a tendências de saúde e bem-estar, contribuíram para essa retração significativa na categoria de refrigerantes”, explica Marcela Botana, Growth & Commercial Excellence Director Latam da Worldpanel by Numerator.

Ainda assim, a Coca-Cola segue na liderança do ranking das marcas mais escolhidas na América Latina em 2024, com 2,873 bilhões de CRP. A companhia é seguida por Colgate (804 milhões de CRP), Pepsi (598 milhões de CRP), Lala (534,4 milhões de CRP) e Bimbo (533,9 milhões de CRP).

A mudança nos hábitos também reflete um movimento mais amplo de fragmentação do consumo. Em 2024, os latino-americanos fizeram 52 bilhões de decisões de compra de marcas – equivalente a pelo menos duas escolhas por dia. Em média, cada pessoa visitou 8,9 canais diferentes e comprou 86 empresas ao longo do ano.

Apesar do volume expressivo, 61% das marcas da região foram escolhidas com menos frequência do que em 2023. Nesse cenário, as Super Brands estão entre as mais impactadas: 66% delas apresentaram queda de CRP. Isso ocorre porque, embora tenham ampliado sua penetração em 1%, perderam 4,5% em frequência. Em contrapartida, as marcas menores foram as únicas a sustentar a frequência, com crescimento de 0,7%.

“O estudo revela que aumentar a penetração segue como o motor mais eficaz para a expansão na região. Isso porque 86% das marcas que ganharam relevância em 2024 fizeram isso ampliando sua base de compradores, sendo que 47% cresceram exclusivamente por meio dessa estratégia”, comenta a executiva.

Outro ponto de destaque é o papel dos canais como fator decisivo na jornada de compra. Especialmente em categorias de alta frequência, como snacks e bebidas, os consumidores latino-americanos demonstraram maior propensão a trocar de marca do que de meio. No Brasil, por exemplo, os shoppers são 4,2 vezes mais inclinados a mudar de empresa do que de canal quando o assunto é biscoitos.

O Brand Footprint Latam 2025 analisa as decisões reais de compra dos latino-americanos com base em dados coletados em 15 mercados e mais de 50 mil painelistas, que representam 90% da população domiciliar da região. O estudo acompanha o desempenho de mais de 5,8 mil marcas de bens massivos de consumo e oferece visão detalhada das dinâmicas que influenciam a escolha do consumidor na América Latina.

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